A operação para garantir a ordem e a segurança antes e durante as eleições municipais no próximo domingo, 06, já começou em todo o Vale do Juruá. As forças de segurança atuam para assegurar que a população possa exercer o direito ao voto de maneira tranquila. Em Cruzeiro do Sul, a Polícia Militar deu início ao plano de segurança que cobre os cinco municípios da região, como explica o comandante do 6º Batalhão, Major Daniel Teixeira.
“O 6º Batalhão da Polícia Militar abrange municípios da microrregião do Juruá, e com nosso planejamento, vamos garantir a ordem pública e a segurança para que os eleitores possam exercer sua cidadania”, declarou o comandante. A Polícia Militar será responsável pelo policiamento preventivo, com guarnições acompanhando comícios, patrulhando vias e monitorando possíveis crimes eleitorais.
Além das ações preventivas, no dia das eleições, a polícia estará pronta para coibir crimes como compra de votos e transporte ilegal de eleitores. O número de emergência 190 estará à disposição para denúncias, e as guarnições serão deslocadas para atender as ocorrências.
A logística em locais de difícil acesso, como Marechal Thaumaturgo, será realizada com apoio de aeronaves da Força Aérea Brasileira, dada a dificuldade de navegação no Rio Juruá e seus afluentes.
O patrulhamento também será intensificado nas zonas urbanas e rurais, especialmente para prevenir crimes ambientais, como a distribuição de “santinhos” que sujam as ruas. O comandante enfatizou que, em caso de flagrante, os infratores serão levados à Polícia Federal, responsável pelos crimes eleitorais.
Outras forças, como a Polícia Civil, a Polícia Federal e o Exército Brasileiro, também estão mobilizadas. Cerca de 300 militares do Exército serão enviados ao Juruá para garantir a segurança e a lisura do processo eleitoral. Segundo o Coronel Gustavo Matias, comandante da operação militar, os soldados atuarão em 11 municípios do Acre e do Amazonas, utilizando transporte terrestre, fluvial e aéreo para garantir a presença nos locais de votação.
O apoio logístico das Forças Armadas inclui o transporte de urnas eletrônicas, materiais e pessoal da Justiça Eleitoral, além de fornecer segurança durante todo o processo. A colaboração entre o Ministério da Defesa e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é vista como fundamental para o fortalecimento da democracia, garantindo o pleno exercício dos direitos constitucionais de todos os cidadãos.
As forças de segurança seguem em alerta, prontas para agir, a fim de que as eleições no Juruá ocorram de forma tranquila e sem incidentes.