Cruzeiro do Sul, Acre 26 de novembro de 2024 00:57

III Seminário em Educação Especial promove inclusão e luta contra o capacitismo em Cruzeiro do Sul

Neste mês de setembro, a temática da Educação Especial ganha destaque com eventos que promovem a inclusão social das pessoas com deficiência. Nesta segunda-feira, dia 16, teve início o III Seminário em Educação Especial: Lugar de Voz, que segue até o dia 21, em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro, conforme a lei 11.133 de 2005.

A professora Maria Aldenora dos Santos Lima, do Centro de Educação e Letras e coordenadora do Núcleo de Apoio à Inclusão (NASA) da Universidade Federal do Acre (UFAC), destacou a importância deste evento, que busca dar espaço para que as pessoas com deficiência possam se expressar e ocupar seu lugar de direito na sociedade. “É nesse momento que trazemos todas as vozes das pessoas com deficiência, esse lugar de voz. No ano passado, tivemos a edição ‘Não ao capacitismo’, para mostrar à toda a sociedade o lugar de voz dessas pessoas. Não ao capacitismo, pois essas pessoas têm toda a capacidade na sociedade e provam os avanços”, afirmou.

O seminário conta com uma programação diversa que inclui palestras, mesas redondas e debates sobre os direitos das pessoas com deficiência. Durante a abertura, realizada nesta segunda-feira, estiveram presentes autoridades do Ministério Público e representantes da comunidade com deficiência. Um dos destaques do evento é a palestra da doutora Leila Daiane Dantas Matias, que abordará o tema dos direitos das pessoas com deficiência.

Foto: Reprodução

Além das atividades presenciais, haverá transmissão de debates em emissoras locais e o evento contará com a participação de especialistas de outras regiões, como o Rio de Janeiro, que discutirão temas como o Plano Educacional Individualizado (PEI) e a deficiência intelectual.

O seminário é aberto ao público e busca engajar a sociedade em um diálogo inclusivo e necessário. “Esse respeito, esse preconceito que ainda existe no meio social, no meio acadêmico e a voz deles que a gente valoriza muito nesse mês de setembro, que é alusivo às lutas e às manifestações sociais. É um movimento social em prol, em defesa, do respeito a essas pessoas. Vale destacar aqui esse seminário, que é aberto ao público, então é importante a participação da população, até para tirar algumas dúvidas e entender um pouco sobre esse público”, concluiu a professora Aldenora.

A programação completa do evento será divulgada nas redes sociais dos parceiros organizadores, entre eles a APAE, a AMA, o IFAC e a própria UFAC.