Focos de incêndio voltaram a ser registrados no Parque Nacional da Serra do Divisor, desta vez na terra indígenas dos Nawa, comunidade Novo Recreio, município de Mâncio Lima. De acordo com o Corpo de Bombeiros mais de 110 hectares de floresta já foram devastados pelo fogo.
Estão no local atuando no combate às chamas com água, abafadores e com a retirada da vegetação em chama, bombeiros especialistas em incêndios florestais, brigadistas do ICMBIO e vários moradores da região. Os bombeiros utilizam drones para monitorar a área e planejar as ações para minimizar os impactos das chamas no local. Os novos focos acontecem apenas uma semana após o combate ao fogo de 10 dias em outra área do Parque Nacional.
“Chegando na localidade fora montada todas as estratégias necessárias para iniciar atuação, juntamente com vários moradores locais, pois o referido incêndio ocorre em 3 pontos distantes um do outro, sendo de enorme proporção. O incêndio já ocorre à dias naquele local, onde no primeiro ponto de atuação a equipe conseguiu extinguir o incêndio, contabilizando uma área de 110 hectares de floresta devastada pelo fogo. Todavia, graças a uma atuação estratégica com criação de aceiros e eliminação dos focos de incêndio, foi possível preservar uma área de 55 hectares. Os trabalhos continuam neste domingo, com atuação em outro ponto incendiado. Após a gente subir o drone na área de queima a gente identificou ainda alguns pequenos focos de fumaça e a equipe está indo agora para combater e extinguí-los”, citou o Corpo de Bombeiros.
O incêndio anterior no Parque foi iniciado em um roçado.