A professora Neide Lopes foi uma das participantes do primeiro Simpósio sobre os Direitos Humanos entre a China e a região da América Latina e Caribe, realizado na última semana, no Rio de Janeiro.
A acreana foi destaque na abertura do evento, no dia 09 de setembro e concedeu entrevistas para diversas emissoras de TV da China.
O simpósio comemora o 10º aniversário do estabelecimento da Parceria Cooperativa Integral China-América Latina e da fundação do Fórum China-CELAC. A China e o Brasil também celebram o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países em 2024.
Em relação ao Acre, a professora destacou a Rota da Ceda, que deve ampliar consideravelmente os negócios do Brasil com a China pelo Acre.
Ela lembrou que a que o desafio é causar o mínimo possível de impacto ambiental. “É possível pensar numa estratégia de desenvolvimento econômico do estado preservando a natureza. A Amazonia não pode ficar isolada. É preciso garantir o desenvolvimento sustentável, onde as riquezas da floresta se tornem de fato riqueza para quem está na floresta”, disse.