Dedé Santana revelou que Os Trapalhões quase trocaram a Globo pelo SBT no final dos anos 1980. Em entrevista à SCC, afiliada do SBT em Santa Catarina, o comediante contou que a trupe tinha até camarim montado na nova emissora, mas Silvio Santos precisou “devolvê-los” para impedir a saída de Gugu Liberato.
Na época, Renato Aragão estava brigado com Dedé, Mussum e Zacarias, que criaram uma empresa paralela, chamada DeMuZa, para administrar a carreira sem a interferência do intérprete de Didi. O trio recebeu uma proposta para trabalhar no SBT.
“Silvio Santos chamou a gente. Já estávamos com as salas, tudo preparado. Mas aí o Silvio teve um problema de voz, de garganta, e a Globo tinha contratado Gugu Liberato”, relembrou Dedé no programa A Tarde É Nossa desta quinta-feira (7/4).
Para impedir a estreia de Gugu na Globo, Silvio Santos viajou com seu pupilo até o Rio de Janeiro e negociou diretamente com Roberto Marinho, mas o dono da Globo pediu uma compensação: os três Trapalhões.
“Silvio Santos foi lá falar com o doutor Roberto Marinho. O doutor falou o seguinte: ‘Eu libero o Gugu e você me dá os meninos de volta’. Pouca gente sabe disso”, declarou Dedé.