Cruzeiro do Sul, Acre 26 de novembro de 2024 15:26

IFAC de Cruzeiro do Sul realizou no ultimo sábado, a culminância do Projeto de Ensino: Diálogos que contribuem para a Efetivação da Educação Inclusiva

O Instituto Federal do Acre (IFAC), campus de Cruzeiro do Sul, realizou no sábado 31/08/2024 a culminância do Projeto de Ensino: Diálogos que contribuem para a Efetivação da Educação Inclusiva-DCEEI, com objetivo de desenvolver reflexões acerca da importância da afetividade e o do respeito na construção de ambientes inclusivos e não capacitistas.

Foram apresentados pelos discentes dessa instituição do Ensino Médio Integrado dos cursos de Meio Ambiente, Zootecnia e Agropecuária salas temáticas de exposição com explicações, sobre diversos temas na área da educação especial, dentre eles, autismo, altas habilidades, pessoas com deficiência no mercado de trabalho e esportes, bullying/cyberbullying, deficiência intelectual/múltipla, ícones PCD, TDAH, dislexia, discalculia, deficiência visual/auditiva, legislação e estatística inclusiva.

No total foram 16 salas temáticas com exposições e com o tema latente na veia do IFAC/CCS, nada sobre nós sem nós, os discentes convidaram ainda pessoas com transtornos e deficiências para somar nas salas temáticas com seus conhecimentos e experiências.

A professora de AEE do IFAC Meyrecler fala sobre o projeto:

“Este projeto é pioneiro na região do vale do Juruá, pois, comumente as escolas fazem feiras com exposições de temas do currículo, relacionados a ciências, matemática, língua portuguesa, arte, entre outros, mas sobre educação especial, não se vê, principalmente sendo executado pelos alunos. O resultado do projeto foi exitoso, os discentes apresentam as temáticas de forma eficiente e com muito entretenimento aos visitantes das salas. Tivemos a presença de várias instituições que abrilhantaram o evento com seu trabalho na causa da educação especial, como APAEE, APAA, NAPI, UFAC, MP e SAÚDE. Agradecemos a todos os envolvidos nesse projeto, principalmente os alunos do IFAC/CCS que fizeram um trabalho extraordinário.”