Cruzeiro do Sul, Acre 26 de novembro de 2024 19:39

Barqueiros e pequenas empresas de transporte fluvial suspendem operações devido ao baixo nível de rio no AC: ‘Estamos encalhando’

Empresas que transportam passageiros e mantimentos do município de Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do Acre, para os municípios isolados de Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, além de Ipixuna (AM), suspenderam as operações devido ao baixo volume de água do Rio Juruá. A seca também causa impactos no escoamento da produção das comunidades ribeirinhas do interior.

O transporte é feito por barqueiros independentes e pequenas empresas e não é possível dizer com segurança quantos enfrentam o problema, mas quando a navegação é possível, uma média de cinco barqueiros se revezam no porto da cidade toda semana.

O baixo nível de água do Rio Juruá já está dificultando a navegação das embarcações maiores que abastecem os municípios mais isolados da região. A seca que se agrava nesse período, também levou as empresas que ainda estavam operando no transporte de passageiros para os municípios que não são ligados por estrada, a suspenderem as atividades.

O representante de uma das empresas de transporte fluvial, Jair Lopes, conta que há embarcações que estavam tentando manter as atividades mesmo com o baixo nível do rio, porém foi necessário suspender.

A medição do manancial nesta sexta-feira (30) ficou estabelecida em 4,62 metros, segundo o relatório hidrometeorológico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

“Há lanchas que carregavam 30 passageiros e para ajudar o pessoal para ficar mantendo a viagem, foi diminuído para 10 [passageiros] e não estava levando bagagem, mas mesmo assim não dava para viajar. A questão do rio seco não vai poder viajar, mas para ir Ipixuna (AM), é só quando der água”, disse.

 

Embarcações enfrentavam dificuldade para transitar no Rio Juruá — Foto: Rede Amazônica/Mazinho Rogério

Embarcações enfrentavam dificuldade para transitar no Rio Juruá — Foto: Rede Amazônica/Mazinho Rogério

Além das dificuldades para navegar, as empresas também afirmam que as despesas aumentaram e as operações e as condições atuais do Rio Juruá oferecem riscos aos passageiros. “Tanto demora mais a viagem, como gasta o combustível, como gasta o motor, quebra a rabeta, a paleta, tudo acaba. Tem bastante gente procurando a viagem, mas não tem como viajar”, afirma Alemão.

Em Cruzeiro do Sul, o nível do rio se mantém acima da cota de alerta mínima, que é de 2,30 metros, mas em outras comunidades da região, os moradores afirmam que nunca tinham visto o manancial com o nível tão baixo. Um deles é o agricultor Nivaldo do Carmo.

“Eu nunca tinha visto o rio tão seco dessa forma, eu moro aqui pra baixo, tem muitas partes do rio que o rio tá em tempo de apartar, bem fácil de apartar (partir), bem estreito. Nós estamos caindo num bote, uma canoinha. Nós estamos encalhando (ficando presos) no meio do rio, se perder o canal já foi. Um vacilozinho o cara bate em um pau, já foi. Tá complicada a situação”, comenta o agricultor.

Do Carmo, assim como vários agricultores da região, está tendo prejuízos pois não consegue escoar a produção. “Nosso produto hoje ele tá todo empacado (parado) lá, está esperando água. No caso eu faço carvão, faço farinha, eu pesco, eu crio, faço tudo um pouco. Agora no momento o que tem feito lá pra tirar é o carvão e a farinha, tá lá armazenado esperando que dê água pra gente tirar”, esclarece.

Nos últimos dias, até as pequenas embarcações enfrentam sérias dificuldades para navegar no Rio Juruá. O agricultor mora na comunidade Campinas e ao sair de Cruzeiro do Sul em condições de navegação normal, ia e voltava para casa, porém com a seca, a viagem demora um tempo muito maior.

“Daqui lá, o normal de barco, barco grande sai daqui sete horas, chega lá três horas da tarde, no barco, não é na lancha, é no barco. Aí hoje, a situação que tá, nem de barco vai mais, a gente vai de botezinho e vai fazer a mesma viagem (mesma velocidade) do barco grande, demora a mesma coisa que o barco grande quando tá cheio. Sai hoje e chega lá amanhã. Quando tem água normal no rio, nós saía uma hora dessas, nós vinha dormir em casa, chegava em casa hoje ainda”, menciona Do Carmo.

Acre vive situação de emergência por causa da seca

Todos os 22 municípios do Acre estão em situação de emergência por causa da seca extrema que tem afetado todas as bacias hidrográficas do estado. Em algumas cidades e comunidades ribeirinhas o risco de desabastecimento tem sido constante, segundo relatos de moradores.

Em Marechal Thaumaturgo, o combustível está custando R$ 10,50 e a botija de gás pode sair por até R$ 200, quando tem.

Nas cidades banhadas pela bacia do Rio Acre, principal manancial do estado, a situação também é crítica. Na capital, Rio Branco, o nível das águas chegou a 1,30 nesta sexta-feira (30), se igualando ao 2º menor nível da história, registrado em 2016, e está a apenas 5 centímetros da maior seca de Rio Branco, 1,25 em outubro de 2022.

De acordo com a Defesa Civil Estadual, já são mais de 387 mil pessoas afetadas nas zonas urbana e rural da capital.

Esta situação generalizada perdura há dois meses. Já o manancial em Rio Branco se encontra abaixo de 4 metros há mais de três meses.

Já em Brasiléia, a aproximadamente 230 km da capital, o rio, que há seis meses chegou a 15,58 metros e inundou 80% da área urbana, chegou nesta sexta-feira a medir apenas 69 centímetros e sem tendência de crescimento, já que não há previsão de chuvas.