A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) apresentou nesta quinta-feira, 29, em Rio Branco, o planejamento de segurança montado para as nove noites da Expoacre 2024. Polícia Militar (PMAC), Polícia Civil (PCAC), Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), Corpo de Bombeiros (CBMAC), Instituto Socioeducativo (ISE), Departamento de Trânsito do Acre (Detran), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTrans) estiveram presentes na reunião.
A abertura da feira agropecuária será marcada pela Cavalgada, saindo da Gameleira até o Parque de Exposições Wildy Viana, no sábado, 31, onde serão empregados 133 agentes de segurança. Além disso, a Sejusp terá 8 policiais; PMAC, 150; CBMAC, 11 bombeiros; Detran, 15 agentes; Polícia Penal, 8 agentes; e Polícia Civil, 15 policiais; já a RBTrans empregará 15 agentes e o Samu, 14 profissionais durante todas as noites de exposição.
O secretário adjunto de Segurança Pública, coronel Evandro Bezerra, explicou que o efetivo também vai aumentar nas noites de feira. A segurança do interior e exterior do parque deve contar com 207 agentes, além do policiamento ordinário que é feito diariamente. “Estamos comprometidos em proporcionar um ambiente seguro, onde todos possam se sentir protegidos e aproveitar ao máximo as atrações da feira. Reforçamos que a segurança é uma responsabilidade compartilhada e contamos com a colaboração de todos para que essa edição seja um sucesso”, destacou.
Marcando o início da Expoacre, a cavalgada acontecerá no sábado, 31, às 9h. No mesmo dia, a partir das 18h, os estandes de exposição e setores de gastronomia estarão abertos ao público, oferecendo uma variedade de produtos e experiências para os visitantes. Às 20h, será realizada a solenidade de abertura das provas de rodeio na arena. A última noite de festa será no domingo, 8 de setembro, com o show do cantor nacional Henry Freitas.
O diretor operacional da Sejusp, coronel Atahualpa Ribera, destacou as medidas adotadas este ano para garantir a segurança dos participantes. “Desde o início do planejamento deste evento, nossa prioridade tem sido garantir a segurança de todos os participantes, expositores e visitantes. Sabemos que a feira é um momento de celebração e implementamos uma série de medidas estratégicas. Aumentamos o efetivo policial presente no local, intensificamos a vigilância com câmeras de monitoramento, a fim de estarmos preparados para qualquer eventualidade. Além disso, estabelecemos parcerias com outras instituições de segurança, garantindo uma atuação coordenada e eficaz”, detalhou.
A Sejusp, por meio do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), faz também o monitoramento do parque; as imagens capturadas são acessadas em tempo real e de forma online. O monitoramento conta com 19 câmeras em diversos pontos estratégicos, sendo 12 fixas, e outros sete equipamentos de modelo speed dome, que se movimentam, garantindo maior alcance de imagens.
A tecnologia é mais uma forma de controlar a movimentação no local e reduzir índices de criminalidade. Outra das principais preocupações do governo é garantir a segurança do equipamento público ao longo do ano.
Medidas adotadas
– Controle de acesso de pessoas nas entradas principais;
– Controle de entrada de armas legais;
– Policiamento a pé e motorizado;
– Policiamento do entorno;
– Após a saída do efetivo do parque, policiamento até as 6h;
– Policiamento no restante da cidade segue normalmente;
– Rondas nas áreas de estacionamento;
– Acompanhamento dos apenados e custodiados monitorados eletronicamente;
– Rondas, fiscalização de rua, apoio à equipe de monitoramento da central;
– Patrulhamento de trânsito ostensivo;
– Orientação, controle e desvio do tráfego em caso de bloqueios e desvios temporários nas rotas alternativas;
– Prevenção ao uso de álcool e outras substâncias na direção veicular;
– Retirada de veículos do interior do parque;
– Auxílio na travessia de pedestres;
– Intervenção nas rotatórias;
– Funcionamento de Delegacia de Flagrantes no parque;
– Vistoria técnica nas estruturas físicas e permissionários;
– Prevenção nos eventos de rodeio, shows e estandes de exposições;
– Viatura de combate a incêndio;
– Patrulhamento nos acessos;
– Patrulhamento noturno no entorno;
– Manutenção do estande da segurança pública.
Agência de Notícias do Acre