Cruzeiro do Sul, Acre 30 de novembro de 2024 11:47

Morador de rua com Tuberculose se recusa a ser atendido pela Secretaria de Saúde e causa medo à comerciantes em Cruzeiro do Sul

Um morador de rua vem chamando a atenção no centro de Cruzeiro do Sul-AC. Ele, além de estar em condições de vulnerabilidade social, apresenta extrema magreza, e de acordo com as informações estaria com Tuberculose.

O homem, que não teve o nome divulgado, costuma ficar ao lado do Mercado de Produtos Regionais, situado no Térreo do antigo Clube Samambaia. Ali ele dorme e também guarda alguns poucos pertences.

Os comerciantes que tem boxes no mercado, estão bastante preocupados, não só com a saúde do morador de rua, como também com a própria saúde, uma vez que temem serem infectados, já que a doença é transmissível.

“Essa é a realidade do homem, só a casca. E nós também correndo risco de infecção”, alertou um comerciante que enviou um vídeo à reportagem do site Juruá Comunicação.

Procurado para se posicionar sobre o assunto, o secretário municipal de saúde, Áureo Neto, disse que os agentes de saúde já tentaram algumas vezes levá-lo a uma unidade de saúde, porém o mesmo se recusa a se tratar. Segundo ele, há na cidade, pelo menos 5 moradores em situação de rua com Tuberculose, evitando tratamento.

“Existem 5 casos de Tuberculose registrados entre pessoas que estão em situação de rua, dos quais 3 estão sendo procurados através de buscas ativas realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, para que iniciem o tratamento. Os outros dois casos, a equipe de saúde já encontrou e ofertou toda assistência de saúde, entretanto, eles se recusam a aceitar o tratamento”, afirmou.

Áureo Neto relatou que já acionou o Ministério Público de Cruzeiro do Sul, ba tentativa de assegurar o tratamento com essas pessoas.

“Em decorrência da recusa, a Secretaria Municipal de Saúde, já informou ao Ministério Público do Estado do Acre, para que sejam tomadas as medidas cabíveis e esse tratamento consiga ser efetivado”, afirmou.