Cruzeiro do Sul, Acre 27 de novembro de 2024 04:55

Com apoio do governo, Movimento Acreano de Pessoas em Situação de Rua inicia programação comemorativa

Em celebração aos 20 anos de busca por cidadania e em alusão ao 20 de agosto, que marca o Dia Nacional de Luta da População de Rua, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) apoiou, nesta segunda-feira, 19, um evento de promoção ao bem-estar dessa comunidade, em parceria com o Movimento Acreano de Pessoas em Situação de Rua (Mapsir) e outros colaboradores, em frente ao Centro POP, na região central de Rio Branco.

Com foco na promoção de direitos, na participação da comunidade e no fortalecimento de políticas públicas voltadas para a causa, a atividade é uma das principais ações previstas para a semana, cuja programação inclui a realização do II Seminário Estadual de Atenção às Pessoas em Situação de Rua e rodas de conversa.

Evento marcou resistência, união e esperança para a população em situação de rua. Foto: Carolina Torres/Secom

A secretária adjunta da SEASDH, Amanda Vasconcelos, destaca a importância de promover momentos significativos como esse, que trazem cidadania e dignidade às pessoas em situação de rua.

“Nosso compromisso é continuar fortalecendo as políticas públicas e assegurando que todos tenham seus direitos respeitados. Esta semana de atividades não apenas reforça essa luta, mas também aproxima a comunidade, proporcionando espaços de diálogo e construção conjunta”, afirmou.

“Temos buscado melhorar cada vez mais o nosso trabalho. Saibam que aqui, no Centro POP Dona Elza, temos uma unidade de referência para atendimento a vocês. Além da refeição oferecida, as pessoas também são encaminhadas para a área da saúde, seja para postos, URAPs [unidades de recursos assistenciais partilhados] ou outras unidades de saúde. Temos prestado esse e muitos outros serviços”, explicou o secretário municipal de Assistência Social, Wellington Chaves.

A ocasião também foi marcada por expressões artísticas e relatos emocionantes de pessoas que já vivenciaram a experiência de estar em situação de rua.

Membros da sociedade civil e instituições públicas participaram do evento. Foto: Carolina Torres/Secom

O presidente do Mapsir, Hudson Nunes, ressaltou as conquistas do movimento. “Resolvemos ocupar todos os espaços possíveis, para a defesa e dignidade de nossos direitos. Hoje, o movimento acreano está presente em sete conselhos, fazemos parte de fóruns, do comitê inter-estadual e muito mais virá”, frisou.

O evento também conta com apoio da Associação de Redução de Danos do Acre (Aredacre), Casa da Amizade, Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR) e do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC).

O chefe da Divisão da Política de Promoção dos Direitos Humanos à População em Situação de Rua da SEASDH, Álvaro Mendes, enfatizou a importância histórica da data como símbolo de resistência para a comunidade.

Secretário municipal Wellington Chaves aborda avanços do Centro POP. Foto: Carolina Souza Torres

“Hoje, 19 de agosto, completam-se 20 anos do Massacre da Sé [uma série de atentados violentos contra pessoas em situação de rua, realizados na Praça da Sé, em São Paulo (SP), em 2004]. Esse evento marcou o fortalecimento do movimento da população de rua, que fundou o MNRPR, o Movimento Nacional da População de Rua. Esta data é um símbolo de resistência e luta. Aqui no Acre, desde 2016, com a fundação do Mapsir, são organizados eventos para relembrar e reforçar essa luta. A Secretaria tem apoiado esses momentos de resistência e comemoração, que celebram a criação do movimento acreano”.

Programação – Rio Branco

20 de agosto, terça-feira
II Seminário Estadual de Atenção às Pessoas em Situação de Rua no Acre
“20 Anos de Luta e Cidadania”

Horário: das 8h às 17h
Local: Auditório do Ministério Público

Organização:
Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Estadual para População em Situação de Rua no Acre
Divisão de Promoção dos Direitos Humanos da População em Situação de Rua (DIVPDPSR)

Programação visa promover direitos, participação da comunidade e fortalecimento de políticas públicas. Foto: Carolina Torres/Secom

21 de agosto, quarta-feira

Horário: das 8h às 12h
Local: Museu dos Povos Acreanos

8h: Café da manhã para a população em situação de rua
9h: Roda de conversa com a população em situação de rua sobre políticas públicas de direitos humanos

Palestrantes:
– Vanilson Torres: Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR)
– Anderson Lopes: coordenador do Comitê de Acompanhamento da Política Nacional para a População em Situação de Rua – Ministério de Direitos Humanos e Cidadania (MDHC)

Público-alvo: movimentos das pessoas em situação de rua, organizações da sociedade civil (OSCs), instituições que trabalham com população em situação de rua

22 de agosto, quinta-feira
Promovendo Justiça e Cidadania
Edição Pop Rua
Atendimento para pessoas em situação de rua

Horário: das 8h às 15h
Local: Fórum Barão do Rio Branco – Em frente ao Palácio da Justiça – Centro

Organização: Poder Judiciário do Estado do Acre

Agência de Notícias do Acre
Foto: Carolina Torres/Secom