O prazo final para o registro das candidaturas de quem disputará um cargo nas eleições deste ano se encerrou nesta quinta-feira, 15 de agosto. Com a lista fechada pela Justiça Eleitoral, o ContilNet checou que o Acre terá 95 candidatos a vereador que se declararam professores na urna eletrônica, além de 28 que se declararam pastores, espalhados pelos 22 municípios.
No caso dos professores, a cidade com maior número de candidatos nessa categoria é Rio Branco, com 12. Em segundo lugar, aparece Porto Acre com 10 e Tarauacá com 9. Apenas o município de Santa Rosa do Purus não registrou candidatura com nome de professores.
Veja os números completos por município:
- Rio Branco – 12
- Porto Acre – 10
- Tarauacá – 9
- Marechal Thaumaturgo – 7
- Senador Guiomard – 6
- Feijó – 6
- Bujari – 6
- Rodrigues Alves – 5
- Xapuri – 5
- Acrelândia – 4
- Mâncio Lima – 4
- Plácido de Castro – 4
- Brasiléia – 3
- Assis Brasil – 2
- Capixaba – 2
- Cruzeiro do Sul – 2
- Epitacolândia – 2
- Porto Walter – 2
- Senador Guiomard – 2
- Jordão – 1
- Manoel Urbano – 1
- Santa Rosa do Purus – 0
Já em relação aos pastores que se autodeclararam pastores, Rio Branco também lidera o ranking, com 8 candidatos. O município de Tarauacá, com 4, aparece em segundo lugar. O top 3 fecha com Porto Acre e Bujari, ambos com 3 candidatos a vereadores pastores.
Outros 11 municípios não registraram candidaturas desse tipo.
Veja a lista:
- Rio Branco – 8
- Tarauacá – 4
- Porto Acre – 3
- Bujari – 3
- Cruzeiro do Sul – 2
- Senador Guiomard – 2
- Rodrigues Alves – 2
- Brasiléia – 1
- Capixaba – 1
- Feijó – 1
- Marechal Thaumaturgo – 1
Municípios que não registraram pastores nas urnas como candidatos: Acrelândia, Assis Brasil, Epitaciolândia, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Walter, Sena Madureira, Xapuri e Santa Rosa do Purus.