O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (PRD), deu uma cabeçada no candidato do PSOL à prefeitura da capital piauiense, Francinaldo Leão, durante o debate realizado pela TV Bandeirantes, na noite de quinta-feira (8).
Ambos debatiam frente a frente a saúde pública da cidade quando Pessoa, de 78 anos, encarou Francinaldo, que se preparava para fazer sua réplica, e o agrediu. Após o ato, os dois foram separados por integrante do staff do debate. O prefeito argumentou que o psolista teria cuspido nele, apesar de as imagens não captarem a suposta cusparada.
“Eu quero pedir desculpas, porque ele veio muito para cima, cuspindo, mas eu já pedi desculpas”, disse o prefeito quando retomou a palavra.
Nas redes sociais, Francinaldo se posicionou a respeito da agressão.
“Hoje, durante o debate, fui agredido pelo atual gestor de Teresina por fazer a pergunta que todo cidadão teresinense gostaria de ter feito: sobre o abandono da Saúde Pública de Teresina. Fui atacado por defender a nossa periferia, por dar voz a quem muitas vezes é silenciado”, escreveu Francinaldo.
“Cada agressão só fortalece a minha luta para garantir que cada cidadão seja ouvido. Seguirei forte e lutando por uma Teresina periférica com a força do seu povo”, complementou.
Quem é Dr. Pessoa?
Natural de Água Branca, no interior do Piauí, João Pessoa Leal, 78, é médico, formado pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos.
Entrou para a política pela primeira vez em 2000, como vereador da capital piauiense, e foi reeleito em 2004, 2008 e 2012. Em 2020, foi eleito prefeito de Teresina.
Quem é Francinaldo Leão?
Natural de Porto, a 190 quilômetros de Teresina, Francinaldo Leão, de 49 anos, é motorista de aplicativo e militante do PSOL.
Candidatou-se a vereador da capital piauiense, sem sucesso, em 2008 e 2020. Em 2006, foi candidato a deputado federal pelo estado, mas também não se elegeu.
Eleições 2024
O primeiro turno das eleições municipais está marcado para o dia 6 de outubro. Nas cidades onde houver necessidade, o segundo turno será realizado no dia 27 de outubro.
(Com informações de Maria Clara Matos, da CNN, em São Paulo)
Vídeo extraído do YouTube Sertão Web