O Novenário de Nossa Senhora da Glória será aberto nesta segunda-feira, 5 , com a Procissão dos Navegantes. No final da tarde, os barcos da Marinha do Brasil, dos pescadores e outros participantes sairão com a imagem da Santa da Comunidade São Leopoldo, na Praia Grande, descendo o Rio Juruá, até o Porto Central, também conhecido como Porto dos Catraeiros. Os pescadores farão acolhida da imagem, retirando do barco da Marinha e entregando aos demais pescadores e fiéis que aguardam em terra. A imagem será levada pra dentro da Catedral Nossa Senhora da Glória onde haverá a missa celebrada pelo Bispo Dom Flávio Giovenali. Em seguida haverá o hasteamento das bandeiras e execução do Hino da Padroeira pela Banda 61° BIS.
A programação inicial da Procissão dos Navegantes, que contaria com dois cortejos de barcos, teve que ser refeita devido ao baixo nível de água do Rio Juruá. No percurso, a procissão passa pela comunidade São João Batista do Môa.
Depois da abertura, todas as noites, até o dia 15, haverá atividades religiosas e sociais no Novenário, além da parte de vendas de alimentos, artesanato e outros itens. A maior festa religiosa do Acre será encerrada dia 15 de agosto com a Procissão de Nossa Senhora da Glória, que deve atrair cerca de 40 mil pessoas. Depois da missa campal haverá o show do padre Joãozinho.
Todos os dias a programação religiosa começará às 15h, com adoração ao Santíssimo, oração do santo terço e confissões até a hora da Santa Missa. Haverá missa todos os dias às 06h da manhã e às 19h30 na Catedral.
Atividades Especiais:
Entre as atividades especiais do Novenário estão a Caminhada da Juventude com Maria, no dia 10, com saída da Balsa de Rodrigues Alves às 16h até à Catedral Nossa Senhora da Glória
Já no dia 11 a Diocese realiza a Procissão das crianças, com saída às 6h30 do Jardim Amigo das Crianças descendo o Morro da Glória até à Catedral.Na chegada haverá Missa na Catedral celebrando o Dia dos Pais.
Tema
Maria, ensina-nos a ser família de Deus é o tema deste ano do Novenário de Nossa Senhora da Glória. “Pedir a Maria para nos ensinar a ser família de Deus é, essencialmente, uma busca por orientação espiritual e um compromisso de viver nossas vidas conforme os preceitos divinos. Num mundo onde os valores familiares muitas vezes são desafiados e os laços entre as pessoas parecem cada vez mais frágeis, buscar orientação divina através da Nossa Mãe da Glória é uma fonte de esperança e consolo para todos nós. Esse novenário será sem dúvidas momento de encontro com Deus, com Nossa mãe Maria e com os nossos irmãos”, citou o Padre Francisco Mello dos Santos, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Glória Cruzeiro do Sul.
Durante o Novenário a Diocese de Cruzeiro do Sul vai arrecadar material de limpeza e higiene, cestas básicas, roupas, calçados entre outros itens, que serão distribuídos para os moradores de rua e pessoas carentes.