Inovação e tecnologia, aliadas ao meio ambiente, ganharam destaque na Expoacre Juruá, com um projeto que utiliza óculos de realidade virtual para sobrevoar o Rio Acre e visualizar o impacto dos eventos climáticos extremos no manancial.
A ação, realizada pelas equipes de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), está chamando atenção, com sua abordagem imersiva e educativa.
O objetivo é propiciar ao público maior compreensão sobre os impactos ambientais e incentivar a adoção de práticas sustentáveis.
Por meio dos óculos de realidade virtual, os visitantes têm a oportunidade de ser transportados para uma viagem de sobrevoo ao Rio Acre e observar as mudanças causadas no manancial por eventos como enchentes e secas prolongadas.
A secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, falou sobre a importância das ações de educação ambiental, bem como sobre algumas das políticas públicas do governo desenvolvidas pela Sema.
Luliaiara Silva é moradora de Mâncio Lima e levou sua filha, Maria Emanueli, e a sobrinha Nicole para visitar o estande. “Ações como essas ajudam a educar os nossos filhos; elas adoraram e tenho certeza de que vai ajudá-las a serem adultas mais conscientes”, afirmou.
Quem também gostou da experiência foram as crianças, que ficaram encantadas com a viagem pelo Rio Acre sem sair do lugar. “Vi como fica o rio seco, impressionante”, disse Maria Emanueli, de 8 anos.
Durante todos os dias da Expoacre Juruá, realizada no estádio Arena do Juruá, os visitantes podem vivenciar a experiência, das 17h às 23h, no estande da Sema e Imac.
Visita do governador
Em visita ao estande, o governador Gladson Cameli conversou com servidores e visitantes e fez a imersão virtual com os óculos. “Esta é uma ação importante e que nos leva a conhecer e entender a importância de conservamos os nossos rios, o meio ambiente”, observou.
Agência de Notícias do Acre
Foto: Caroline Félix/Sema