Foi num dia 28 de junho que os pioneiros da ocupação do Alto Juruá, na recém criada cidade de Cruzeiro do Sul, se reuniram para assinar a ata de fundação de uma Associação Comercial.
E já se vão 115 anos desde aquela segunda feira do dia 28 de junho de 1909. Data que praticamente se confunde com a fundação do município de Cruzeiro do Sul em 1904.
Esses pioneiros deixaram um legado de luta e determinação em prol da construção de um ambiente bom para se viver no Juruá. Desde o primeiro presidente, Zeferino da Silva Ramos, até Luiz Cunha, atualmente à frente da Associação.
Para comemorar a data de aniversário da Associação Comercial mais antiga do estado do Acre, que atualmente conta com cerca de 100 associados, uma solenidade de entrega de Certificados de Reconhecimento foi realizada no Espaço Assem Cameli, neste sábado, 06 de julho, na presença de autoridades, empresários e seus familiares. Atualmente o Luiz Cunha é o presidente da Associação e tem como vice-presidente o empresário Assem Csmeli.
Luiz Cunha, presidente da ACECS, destaca a importância desse reconhecimento.
“A gente celebra os 115 anos de história dessa Associação atuante, viva aqui na nossa região. Engrandecer os nomes do passado, que construíram, contribuíram e mantiveram até hoje. Os nomes de hoje que ainda estão fazendo a história e a grandeza de nossa bela região de Cruzeiro do Sul. Hoje homenageamos alguns e poderíamos ter escolhido muitos outros, porque são muitos os grandes empreendedores aqui da nossa região. Mas foram nomes bem selecionados, bem escolhidos, merecedores dessa homenagem. E essa comemoração se estende à todos. A todos aqueles que vem para Cruzeiro do Sul, escolhem essa região para viver, para construir, para gerar emregos e tornar essa região também bela quanto é”, destacou.
O Certificado foi dividido em categorias:
- Grandes sócios que nos deixaram.
- Empresas de sucesso na transição familiar
- Empreendedorismo feminino
- Destaque empresarial 2024
In Memorian, o empresário Vilson Correia, recebeu o certificado em nome do seu pai, Sebastião Souza Correia, que atuou em diversas áreas do comércio, entre elas, o da cerâmica.
Marceli Madson também In Memorian, recebeu o certificado de reconhecimento em nome do pai, Ivo Tomé de Oliveira, que antes de falecer, atuava no ramo da pecuária.
Na categoria transição familiar, o empresário Donário Lima Cordeiro foi um dos Destaques por gradativamente repassar aos filhos a continuidade dos serviços de suas empresas.
“A gente vem no comércio já há 42 anos. Tem o tempo que você começa com bastante dificuldade. No nosso começo, iniciamos no ramo de confecções e depois fomos para o ramo de material de construção. Aí já vieram meus sucessores que ampliaram para posto de gasolina, terraplanagem. Eu me sinto honrado e feliz porque todos os meus três filhos estão dando continuidade nas coisas que a gente começou”.
Luiz Helosman, também é um que se destaca pela sua capacidade empresarial. E hoje, 70 % da população acreana consome ovos da Granja Carijó. Ele também tem os filhos dando continuidade nesse projeto. Segundo Helosman, há mais de 40 anos que participa da Associação Comercial.
“Devo muito à Associação Comercial. Quando eu cheguei aqui passei por vários presidentes. Me recordo do Batista. Quando eu fui comprar meu consultório odontológico, fui com o Batista, presidente da Associação Comercial na época. Foi ele quem me apresentou em São Paulo e eu trouxe no ônibus dele. E outros como o Zinho, Pedro. O Luiz Cunha também com essa homenagem. A Associação está fazendo 115 anos e eu há mais de 50 anos participo dela”, disse.
A empresária Janaína Terças, que também é representante da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), recebeu o certificado pelo pai Joaquim Guerra Terças, que durante anos trabalhou com Olaria.
“Tudo iniciou com meu avô ainda no começo do século passado. Após o meu pai e agora eu estou lá. Esse momento de sucessão familiar ele é bem explorado na minha família. E outras famílias estão dando esse passo para que as empresas fortaleçam os seus filhos para que eles ocupem as empresas e elas não venham a perecer após sua aposentadoria. Desde os 10 anos, meu pai sempre me levou para o trabalho e isso me ensinou a trabalhar e hoje eu me sinto muito à vontade na indústria, no meu ambiente de trabalho e auxiliar também a outras pessoas” ressaltou.
No empreendedorismo feminino, Maria Eduarda de Melo Bardi foi um das revelações. Neta do empresário Epitácio Melo e filha de Núcia Melo, Duda como é carinhosamente chamada, recebeu reconhecimento pela capacidade inovadora na gestão empresarial e a contínua atualização, tanto na oferta de novos produtos quanto nos serviços ao consumidor. Sua área de atuação é especialmente em móveis e confecções.
Presente ao evento, Edvaldo Nascimento, gerente da Juruá Motocenter Honda, destacou o papel fundamental da Associação para o empresariado local.
“É uma homenagem justa para essas pessoas que foram os pioneiros, que trabalharam muito para que Cruzeiro do Sul pudesse se desenvolver e ter um comércio abrangente como hoje temos e que não deixa a desejar a nenhuma localidade do estado ou Brasil. Aqui nós temos tudo hoje. Apesar da BR 364 ainda não ter as condições mais viáveis ainda, mas podemos dizer que Cruzeiro do Sul é bem abastecido e graças a esses pioneiros”, afirmou.
E na categoria Destaque Empresarial 2024, o empresário Pedro Santos foi um dos agraciados com a homenagem. Ele atua no ramo de combustíveis, instrumentos musicais entre outros empreendimentos.
“É uma honra fazer parte de uma categoria tão importante quanto a Associação Comercial, que hoje já completa os 115 anos. Eu vivo hoje a terceira geração de empresários através do meu avô, do meu pai e hoje sou eu. O meu maior incentivo como empreendedor, veio de dentro de casa, com meu avô, com meu pai, meu tio Zinho Santos que não está mais entre a gente. Então desde que eu nasci, eu já nasci dentro do comércio. Meu avô era varejista de alimentos e o meu pai era varejista de loja de instrumentos musicais e equipamentos de áudio e com o tempo entrou a prestação de serviços, como locação de som, tendas, palco. E agora também veio o Posto Bons Amigos”, relatou.
O exemplo do passado inspira os empreendedores de hoje na luta para melhorar as condições de logística e infra estrutura para que Cruzeiro do Sul continue sendo referência no comércio regional e uma cidade que acolhe e trata bem os que escolheram esta linda região para viver e empreender.
Parabéns ACECS pelos seus 115 anos!!!!!!