A Prefeitura de Cruzeiro do Sul realizou neste sábado, 29, o V Festival Junino, no Complexo Esportivo, um novo local que agradou ao público, que compareceu em grande número para prestigiar as apresentações. O evento foi um sucesso, com uma programação diversificada e premiações.
A programação incluiu atrações locais como a cantora Vanete Lima, DJ Magnum, grupo de dança Triplo X e grupo de dança Explosão de Ritmo. Tendo também três concursos durante o evento: Mió prato junino, mió carta correio elegante e mió traje. Além disso, teve a venda de comidas e bebidas típicas.
Houve premiações em dinheiro de mil reais para cada uma das três quadrilhas que se apresentaram. Além disso, também recebeu essa premiação de mil reais, o primeiro lugar com o melhor traje junino, e também foi dividido entre o primeiro, segundo e terceiro lugar de melhor prato.
Picácio Vargas, morador de Cruzeiro do Sul, destacou sobre a inovação e a organização do evento: “O festival traz muita gente para assistir, então essa foi uma ótima ideia de trazer para o complexo esportivo, foi uma inovação que deu certo, eu gostei, as pessoas que estão aqui gostaram. Tem brincadeira, tem comida, é um espaço grande. Não fica só aqui no centro do evento, tem várias outras coisas acontecendo como o pessoal que vem também fazer esporte. Então, eu estou amando, espero que tenha mais eventos como esse nesse lugar.”
Jamiely Rodrigues, participante do festival, comentou sobre a alegria das crianças e a programação diversificada: “As crianças estão adorando, se divertindo bastante e estão gostando da festa. É uma ótima oportunidade para reunir a família e apreciar as atrações.”
Marcos Martins, conhecido como Careca, coordenador da quadrilha São Francisco na Roça de Guajará, enfatizou a importância da cultura junina: Todos os anos que somos convidados, fazemos questão de participar, e a secretária de cultura, sempre é nossa parceira. Gostamos de divulgar o nosso trabalho, e a juventude de apresentar o que sabe fazer que é dançar quadrilha. Estamos com três meses de preparação, e dançamos com o tema: Encantos do Juruá, para falar de personagens como o boto, cobra sucuri, vitória regia e o pescador.”
Aldemir Maciel, Secretário de Cultura, refletiu sobre a relevância do evento e as premiações: “Este ano tivemos a participação de três quadrilhas, incluindo a quadrilhoucos que teve apoio da Lei Paulo Gustavo, a quadrilha Malacabados e a São Francisco na Roça de Guajará. Procuramos fortalecer e cada vez mais crescer a cultura junina. Tivemos premiação para o melhor traje e melhor prato, com valores de 500, 300 e 200 reais. O Festival Junino é uma realidade, e se Deus quiser, vamos fazer muitos mais festivais.”