Cruzeiro do Sul, Acre 30 de novembro de 2024 02:30

Quase 50 cobras já foram capturadas pelo corpo de bombeiros só neste ano em Cruzeiro do Sul

Em 2024, a equipe do Corpo de Bombeiros tem realizado um trabalho constante no manejo de serpentes, com um total de 49 capturas registradas até agora. Dentre essas capturas, destacam-se 34 jibóias, 4 sucuris e 7 serpentes peçonhentas.

No último sábado, dia 15, a equipe foi acionada para capturar uma serpente de aproximadamente 6 metros que atravessava a rodovia AC-405, próximo à cabeceira da ponte do Môa. A atuação rápida da população ao acionar a guarnição foi essencial para garantir a captura e a destinação correta do animal, que apresentava duas lesões.

A serpente, que é a de maior massa corporal já capturada, foi levada para tratamento veterinário em Rio Branco. Após a avaliação, será decidido se ela poderá retornar ao seu habitat natural.

O Capitão Josadac Cavalcante, comandante do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, ressaltou a importância do trabalho durante o período das queimadas e da seca dos rios, que é quando a aparição das serpentes se intensifica. Até o momento, neste primeiro semestre, já foram capturadas 4 sucuris de grande porte, destacando a necessidade contínua de vigilância e pronta resposta.