Cruzeiro do Sul, Acre 30 de novembro de 2024 20:04

Cruzeiro do Sul de cara nova: Prefeitura avança na modernização da iluminação pública com LED

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul alcançou um marco importante no projeto de modernização da iluminação pública, substituindo as antigas lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED mais eficientes e sustentáveis. Até o momento, 1.900 pontos já foram atualizados, restam cerca de 200 lâmpadas que serão implantadas no bairro do Miritizal. A gestão do prefeito Zequinha Lima busca agora, junto ao Governo Federal, a aquisição de mais 1.200 lâmpadas para continuar a expansão do projeto.

As lâmpadas de LED são capazes de consumir até 75% menos energia do que suas equivalentes de vapor de sódio, além de terem uma vida útil que pode chegar a 100.000 horas, reduzindo em muito a necessidade de manutenção. A qualidade da iluminação também é superior, com uma melhor representação de cores e uma iluminação mais clara e uniforme, conferindo maior precisão à visão.

As novas lâmpadas de LED, de 240 watts, transformam a aparência das ruas. Garantem a mais segurança e a retomada do hábito das pessoas de ficarem em frente das casas a noite e em confraternização com os vizinhos.

“Além de promover a economia com energia elétrica e melhorar a qualidade da iluminação pública, essa iluminação com LED promove um ambiente urbano mais acolhedor e seguro para todos os moradores de Cruzeiro do Sul. Isso se traduz em segurança, em cidadania e na autoestima das pessoas que passam a sentir melhor acolhidas na nossa cidade”, destacou o Prefeito Zequinha Lima.

A medida em que o projeto vai sendo implantado, a população de cada área beneficiada relata mudanças significativas na qualidade de vida. Além da maior sensação de segurança, a iluminação de LED, por ser mais eficaz, se traduz por exemplo, em maior comodidade para as famílias que frequentam a igreja no período noturno, reduz o risco de pequenos acidentes no trajeto, ou permite à vizinhança retomar o tradicional costume de conversar na frente suas casas. Ou seja, a melhor iluminação se traduz em uma cidadania mais plena.

Centro da cidade

O Centro de Cruzeiro do Sul foi totalmente contemplado. Áreas como o beco do mercado, a subida da Rádio Verdes Florestas, a subida da Moto Honda, além das imediações do porto e de todo o perímetro dos mercados já foram contemplados bem como a rua Rui Barbosa, desde a Praça de Taxi até a Cobal, passando pela antiga prefeitura. Todas estas áreas já receberam nova iluminação. Outras vias importantes, como a rua 28 de setembro, 25 de agosto, rua Tarauacá, trevo da Absolon Moreira e a região do Trevo da Cohab até a Mâncio Lima, foram igualmente beneficiadas. A rua Getúlio Vargas, começando da Fermáquinas até alcançar a Escola Craveiro Costa, no Remanso, incluindo a Estrada da UFAC até a Boca da Alemanha, XV de Novembro, Lauro Müller, Formoso, Bairro da Sanacre, Antônio Costeira, e Félix Gaspar do Bairro João Alves, entre outras já estão de cara nova.

“Melhorou tudo”

“Melhorou tudo”, contam os moradores da Rua Félix Gaspar, uma das localidades beneficiadas recentemente. Joélita Silva Luz, comentou sobre as mudanças trazidas pela nova iluminação: “A iluminação pública foi de fundamental importância aqui na nossa rua, tendo em vista o grande número de estudantes que residem aqui. Antes, na escuridão e a gente sofria muito com a violência e tinha um grande número de assaltos. Com a iluminação pública que foi instalada agora, só veio a melhorar, teve uma facilidade a mais no acesso, no tráfego, as pessoas, tanto jovens como idosos, como crianças, podem andar por aqui com mais segurança em relação à questão da iluminação e a gente só tem a agradecer ao poder público por isso”, pontou ela.

Na Várzea, de acordo com o presidente da Associação de Moradores, o Chicô, a iluminação alegrou a todos,

“Foi um investimento que veio para alegrar os moradores. Estamos muito felizes e gratos pela iniciativa porque ficou muito bom. Nós andamos na rua mais felizes porque foi de grande importância para nosso bairro e agradecer também não só pela iluminação mas também por vários outros trabalhos que sua gestão vem fazendo aqui no bairro como a implantação de trapiches, entre outros”, agradeceu Emanoel Francisco Cauassa, o Chicô.

“Quero aproveitar esse momento para agradecer ao Senador Sérgio Petecão pois foi a pessoa que alocou os recursos para que nós pudéssemos adquirir essas lâmpadas. Inicialmente 1.900 e daqui a alguns dias vamos licitar mais 1.200 lâmpadas para que possamos continuar iluminando cada dia mais nossa cidade”, disse o Prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima.

No Cruzeirinho, morador destaca maior liberdade para sair à noite.

Na última sexta-feira, 31, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul concluiu a etapa de iluminação pública, substituindo as antigas lâmpadas de vapor de sódio por tecnologia LED nos bairros Cruzeirinho, João Alves e Manoel Terças. O prefeito Zequinha Lima visitou as localidades para observar de perto as melhorias proporcionadas pela nova iluminação.

José Adriano, um residente da região da rua 15 de Novembro, expressou alívio e satisfação com as mudanças: “Antes, nossa rua era completamente escura à noite. Agora, com a nova iluminação, a mudança foi enorme. Está muito bom, graças a Deus. A iluminação proporcionou uma sensação de segurança, permitindo aos moradores maior liberdade para sair à noite”, comentou ele.

“Agora o bairro João Alves está bem iluminado, tudo em LED, tudo bonito. É impressionante como a rua está clara. Com essa luz , dá para achar uma agulha,” afirmou o presidente da Associação de Moradores do Bairro João Alves, Pereira Silva, ressaltando a eficácia da equipe liderada pelo prefeito e a atenção dada às solicitações do bairro.

“É fundamental que os presidentes de bairro estejam envolvidos, pois são eles que trazem as demandas até nós. Estive em vários bairros já iluminados e os moradores expressaram satisfação com as ruas bem iluminadas e mais seguras. Estou muito feliz com o resultado e vamos avançar mais com o programa de iluminação de LED em Cruzeiro do Sul”, destacou o prefeito.

As lâmpadas de vapor de sódio que estão sendo retiradas para a instalação das de LED, são implantadas em áreas onde não há iluminação pública.