Cruzeiro do Sul, Acre 26 de novembro de 2024 20:46

Reportagem do Esporte Espetacular sobre freira acreana jogadora de futebol vence prêmio internacional

A reportagem “Irmã Isabela”, exibida no Esporte Espetacular, venceu o AIPS (International Sports Press Association) Awards de 2023, na categoria de vídeo em curta-metragem. O resultado do prêmio, um dos mais importantes da imprensa esportiva mundial, foi anunciado nesta segunda-feira, na cidade de Santa Susana, na Espanha.

A série Golzinho da Galícia, sobre um torneio de futebol de rua em Salvador, ficou em segundo lugar na categoria documentário. Ao todo, 1887 reportagens, de 140 países, foram inscritas em todas as categorias.

A matéria “Irmã Isabela” é de autoria do produtor Gustavo Rotstein, do repórter Kiko Menezes, do repórter cinematográfico Edu Bernardes e dos editores Matheus Guaresi e Alexandre Buri.

Irmã Isabela, a protagonista da reportagem, é uma freira da cidade de Rodrigues Alves, que fica no Acre, perto da fronteira do Brasil com o Peru.

Fã de Cristiano Ronaldo e Marta, ela começou a jogar futebol aos cinco anos, com os irmãos e primos. Mesmo depois que se tornou freira, em 2017, continuou a jogar futebol. Para ela, o esporte, além de lazer, é um meio de levar sua fé para as outras pessoas.

Irmã Isabela (em pé na direita) incentivou prática de esportes no convento onde mora, em Rodrigues Alves — Foto: Arquivo pessoal

Irmã Isabela (em pé na direita) incentivou prática de esportes no convento onde mora, em Rodrigues Alves — Foto: Arquivo pessoal

“Golzinho da Galícia”, a série que ficou com o segundo lugar na categoria documentário, acompanhou um campeonato de futebol de rua disputado em uma ladeira, na favela da Galícia, em Salvador. A história, exibida em três episódios, mostrou como a competição, disputada por pessoas comuns mobiliza toda a comunidade e chama a atenção de outros lugares por meio das redes sociais.

Campeonato do Golzinho da Galícia

A série é de autoria do produtor Alison Mayer, do repórter Kiko Menezes, dos editores Yuri Bobeck e Victor Leal e dos repórter cinematográficos Julio Aguiar, Pedro Machado, Robson Carvalho, Carlos Carvalho e Cláudio Neiva.

A AIPS foi criada em 1924 durante os Jogos Olímpicos de Paris com o objetivo de representar o jornalismo esportivo. A entidade conta atualmente com integrantes em 161 países. A sede atual do órgão fica em Lausanne, na Suíça.