A participação acreana na Copa Mega Bolpebra de Natação, nessa sexta-feira (12) e sábado (13), em Cobija, na Bolívia, rendeu 63 medalhas, sendo 16 de ouro, e quebra de recorde acreano em uma das provas.
A Federação Aquática do Estado do Acre (Faea) divulgou nesse domingo (14), o balanço oficial de medalhas com 21 ouros, 28 de pratas e 14 bronzes. Confira os destaques:
- Joaquin Assaf (AABB): 7 ouros e 1 prata
- Thales Moretti (AABB): 5 ouros e 3 pratas
- Isadora Sampaio (AABB): 2 ouros, 2 pratas e 3 bronzes
- Raiane Albuquerque (Natação Tubarão): 2 ouros, 2 pratas e 3 bronzes
Ao todo, 13 atletas acreanos participaram das disputadas, sendo 12 da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e uma atleta da Tubarão Natação. Eles competiram nas provas de 50m e 100m nos estilos borboleta, costa, peito e crawl.
– Mais uma oportunidade de participar de um evento em um outro país. Foi a primeira vez que o Acre participou de um evento na Bolívia, fora os resultados individuais, que foram excelentes – disse o presidente da Faea, Ricardo Sampaio.
Quebra de recorde acreano
Além de ter sido o principal destaque do Acre na competição, o atleta Joaquin Assaf estabeleceu um novo recorde acreano absoluto na prova de 50m costa, ao concluir a prova em 29s25.
De acordo com a Faea, o antigo recorde acreano da prova estava em vigor desde o dia 14 de dezembro de 2018 e era do atleta Guilherme Faria, com tempo de 29s85.