Cruzeiro do Sul, Acre 28 de novembro de 2024 11:33

Servidores do IFAC aderem a movimento nacional e deflagram greve por tempo indeterminado

Servidores técnicos administrativos em Educação (TAEs) e docentes da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) da maioria das unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac) decidiram pela adesão ao movimento de greve nacional por tempo indeterminado.

A diretoria do Sinasefe Acre, seção sindical do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica informa que até agora, os campi Sena Madureira, Tarauacá, Xapuri, Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Baixada do Sol tiveram a maioria de votos a favor, já definiram calendário de início e estabeleceram a formação dos comandos de greve. Sena Madureira é a primeira a suspender as atividades, a partir desta sexta-feira (5).

De acordo com dados divulgados no site do Sinasefe Nacional, servidores TAEs e docentes EBTT de 50 seções sindicais também aprovaram adesão, o que corresponde a mais de 360 unidades da Rede Federal, espalhadas por 23 estados do Brasil.

Reivindicações

O movimento nacional reivindica melhorias nas carreiras, nos salários e nos orçamentos das instituições federais de Educação. Além das pautas nacionais, durante as assembleias ocorridas com os servidores dos campi do Ifac foram levantadas as demandas locais, entre elas: melhorias estruturais, segurança e garantias de recursos para difusão de pesquisas.

Com informações da assessoria do Sinasefe Acre.