Cruzeiro do Sul, Acre 26 de novembro de 2024 03:52

Zequinha e Gladson visitam áreas alagadas em Cruzeiro do Sul

Na tarde desta quinta, o prefeito Zequinha Lima e o governador Gladson Cameli realizaram uma visita conjunta às áreas alagadas em Cruzeiro do Sul, demonstrando a preocupação e apoio às comunidades afetadas pelas cheias do Rio Juruá, bem como a prontidão do poder público. Durante a visita, os gestores do estado e do município enfatizaram o compromisso em garantir assistência e apoio às famílias atingidas.

O prefeito Zequinha Lima destacou a importância da presença do governador, ressaltando que a cidade agora recebe a atenção devida. Ele alertou sobre a situação crítica enfrentada, com mais de 11 bairros e 5 comunidades rurais já afetados pelas enchentes. O prefeito garantiu que o município está preparado para atender às necessidades, com oito abrigos disponíveis e equipes médicas e de segurança mobilizadas.

“O importante é primeiro registrar e agradecer a presença do governador que demonstra a sua preocupação não só com o Cruzeiro do Sul, mas com todas as cidades do Acre. Nós estamos chegando numa situação em que já temos mais de 11 bairros sendo atingidos aqui em Cruzeiro do Sul, 5 comunidades rurais, a cota de transbordo já ultrapassamos em 30 centímetros, então é possível que a partir de amanhã, a gente já comece a receber alguns pedidos de retirada de famílias de suas casas, e é importante que essas pessoas procurem a Defesa Civil, procurem o Corpo de Bombeiro, não se arrisque. Quando se sentir num momento inseguro, onde acha que está correndo risco, acione a gente. Temos telefone que funciona 24 horas. Nós temos oito abrigos já reservados para receber essas famílias em locais seguros, onde ela vai ter toda uma assistência, inclusive assistência médica, assistência alimentação. Temos uma equipe fluvial que está percorrendo os 11 bairros aqui da nossa cidade, com médico e toda a equipe que um posto de saúde tem com vacina e principalmente também orientações para essas pessoas. Então, fiquem atento porque nós já estamos preparados e prontos aqui para atuar se houver necessidade. Com toda a equipe já mobilizada, com material mobilizado, já reunimos e criamos o comitê, a sala de situação que é composta por todas as instituições que estão aqui em Cruzeiro do Sul, inclusive as que compõem o Governo do Estado. Criamos uma sala também de monitoramento, onde além de monitorar o rio visualmente, a gente faz um monitoramento também via satélite, para que a gente também possa saber como se está a movimentação de chuva nas cabeceiras dos rios, que é quem mais influencia a enchente do Rio Juruá, que são os afluentes. De maneira que agradeço muito essa colaboração e esse apoio que o governo está dando, isso só vem demonstrar sua preocupação com as pessoas mais humildes, com aquelas que residem aqui ao longo da beira do Rio Juruá”, enfatizou o prefeito Zequinha Lima.

Foto: Assessoria

O governador Gladson Cameli expressou sua solidariedade e disposição para auxiliar o município nesse momento desafiador. Ele enfatizou a importância da prevenção e da cooperação entre os governos estadual e federal, além de apelar por doações daqueles que podem contribuir para ajudar as famílias atingidas.

“Vim aqui para Cruzeiro do Sul, me colocar à disposição do prefeito, unir as nossas forças. O presidente em exercício da República me ligou ontem, se colocando à disposição, o governo federal e tentar conscientizar as pessoas que estão na área de risco, que saiam de suas residências. Além da questão da alagação, temos que prevenir a questão do mosquito na dengue. É uma união de esforços que toda a nossa equipe governamental está dividida nas regiões do Estado, o pessoal do governo está acompanhando de perto para dar a mão aos prefeitos, à população que está tendo seus prejuízos, para que a gente possa não somente na retirada das famílias que estão nas áreas atingidas pelo nível das águas, como também quando baixar na recuperação, na limpeza, na reconstrução. Vim aqui dizer ao prefeito que ele conte conosco, que estamos juntos nessa luta, isso não é uma luta dele, não é uma luta minha, é um momento de unir as forças mesmo para que a gente mais uma vez vença esse desafio. E aí fica aqui um pedido meu. Se nós, como todos sabem, tivemos um verão muito forte, a tendência é ter um inverno também rigoroso. E eu peço às pessoas que têm condições, que ajudem, façam qualquer doação, para que a gente possa dar uma mão mais rápida, ajudar as famílias que foram atingidas e que estão passando por dificuldades. Eu vou fazer tudo o que posso para que as pessoas virem essa página ou quanto antes. O Ministro da Integração Nacional, e a Ministra da Saúde já se prontificaram em ajudar “, contou o governador.

Foto: Assessoria

O morador ribeirinho Lelande Costa da Silva, de 47 anos, agradeceu pela ida dos gestores até a casa dele, de onde não deseja sair. Ele expressou confiança de que as águas logo começariam a baixar mostrando-se determinado a permanecer em sua casa, caso necessário, e adaptar-se às condições.

“Para gente já tem um certo conhecimento aqui, uma experiência de 47 anos, que nasceu, e se criou aqui, a gente não se preocupa tanto. A vida é essa. A gente já é acostumado, se a água chegar no assoalho a gente só atrepa as coisas dá um jeito aqui de dormir e vida que segue. Com essa idade quem mora aqui nessa comunidade, não tem mais muita surpresa de nada”, contou.

Para os que quiserem deixar as casas, é preciso ligar para o 193 do Corpo de Bombeiros e para o número 999464079 . Entre os equipamentos disponíveis da prefeitura de Cruzeiro do Sul, governo do Estado e Exército e Marinha, há mais de 10 caminhões, 15 caminhonetes, várias lanchas e barcos para fazer resgate de pessoas caminhões baú, além de outros recursos essenciais para as operações de resgate e remoção de famílias. 8 abrigos, incluindo 5 escolas municipais estão prontos para receber as famílias.