O Rio Juruá atingiu a marca de 13,23 metros nesta quinta-feira (28). A Defesa Civil, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, está monitorando de perto a situação, contando com um suporte de sala de controle e equipe pronta para intervir, se necessário. Até o momento, nenhum morador precisou ser retirado de suas residências.
“Por enquanto, tudo está tranquilo. Temos um acumulado de chuva até hoje. Mas ainda esperamos mais chuvas nos próximos dias”, afirmou o coordenador da Defesa Civil, José Lima.
Em Porto Walter, a situação também é preocupante, com o rio marcando 11,46 metros. Já em Marechal Thaumaturgo, houve uma baixa no nível das águas.
O coordenador alertou para a previsão de mais chuvas até abril. A equipe da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros está em alerta, especialmente devido ao risco de danos às estruturas de madeira das casas.
“Cerca de oito bairros já estão com água nas ruas. A cada centímetro de chuva, as áreas mais baixas dos bairros são afetadas”, explicou o coordenador.
Até o momento, a energia elétrica está funcionando normalmente em todos os bairros afetados. No entanto, a estabilidade do fornecimento de energia começa a ser comprometida a partir dos 13,50 metros.