Cruzeiro do Sul, Acre 24 de novembro de 2024 04:43

Austrália enfrenta calor extremo à medida que ciclone se intensifica na costa norte

Tormenta vem ganhando força com ventos de mais de 200 km/h; moradores estão em alerta para altas temperaturas

Um ciclone tropical ganhou força rapidamente na costa norte da Austrália, à medida que milhões de pessoas em todo o país enfrentam ondas de calor que estão previstas para se estender até o fim de semana.

O ciclone tropical severo Jasper se fortaleceu para o equivalente a um furacão de categoria 4 (em uma escala de força que vai até 5) nesta sexta-feira (08), com ventos máximos de 220 km/h , de acordo com o centro de avisos de tufão do país.

“Mais intensificação na sexta-feira é possível, e um sistema de categoria 5 não pode ser descartado”, disse o departamento de meteorologia do país.

A tempestade, que está localizada a 1.195 quilômetros a nordeste de Queensland e se movendo para o sul a 9 km/h, poderia atingir a costa perto de Cairns, uma cidade de 250.000 pessoas, com ventos máximos de 140 km/h no início da terça-feira (12).

No entanto, os analistas dizem que sua trajetória pode mudar.

A chegada da tempestade acontece excepcionalmente cedo durante o El Niño, um fenômeno climático que se origina no Oceano Pacífico ao longo da linha do Equador e geralmente reduz a precipitação ao longo da costa leste da Austrália.

O sistema impactou o clima em todo o mundo este ano e pode influenciar particularmente as estações de tempestade.

Enquanto isso, os alertas de calor estão em vigor em vários estados e territórios, incluindo Nova Gales do Sul, lar de mais de 8 milhões de pessoas.

As temperaturas na capital de Nova Gales do Sul, Sydney, devem atingir 40 graus Celsius neste sábado (08), de acordo com o escritório de meteorologia da Austrália, com o calor alimentado por ventos fortes e secos.

Algumas escolas em Sydney foram forçadas a fechar nesta sexta-feira (08) e uma proibição total de queimadas estava em vigor em algumas partes do estado, devido ao aumento do risco de incêndios florestais.

Uma classificação de incêndio “catastrófico” foi emitida em partes do sul da Austrália nesta sexta-feira (08), a mais alta da escala, o que indica que vidas e propriedades provavelmente serão perdidas se um incêndio começar.

As classificações de perigo de incêndio extremo estavam em vigor em partes de Nova Gales do Sul e Victoria.

O calor deve enfraquecer um pouco até o final do fim de semana e no início da próxima semana.

A Austrália é um dos países mais vulneráveis aos efeitos da crise climática, com ondas de calor frequentes, chuvas extremas e incêndios devastadores.

No início deste ano, mais de 20 corredores na Maratona de Sydney foram hospitalizados em uma onda de calor durante o inverno mais quente da Austrália desde que os registros começaram em 1910.

As estações de esqui, incluindo Perisher, a maior do país, também fecharam cedo devido à falta de neve.

Os receios foram particularmente elevados à medida que as memórias dos catastróficos incêndios do Verão Negro de 2020 – o pior país em décadas – permanecem gravadas nas mentes de milhões de australianos.

Os incêndios queimaram 10 milhões de hectares, matando dezenas de pessoas e destruindo mais de 3.000 casas.

Foto: Reprodução/Reuters