Cruzeiro do Sul, Acre 26 de novembro de 2024 19:43

Moraes concede liberdade a influenciador que ameaçou ministros e políticos

Ivan Rejane terá que usar tornozeleira eletrônica e está proibido de deixar o país; ele estava preso desde julho de 2022

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu nesta sexta-feira (27) a liberdade provisória ao influenciador Ivan Rejane Fonte Boa Pinto.

Segundo Moraes, não há mais motivos para manter a prisão. A Procuradoria-Geral da República (PGR) havia se manifestado a favor da revogação da prisão.

“No presente momento, com as diligências realizadas e como salientado pela PGR, não há razões para a manutenção da medida cautelar extrema, cuja eficácia já se demonstrou suficiente, podendo ser eficazmente substituída por medidas alternativas”, afirmou o ministro.

Ivan Rejane terá que usar tornozeleira eletrônica, deve ficar em casa de noite e nos fins de semana, e qualquer documento de porte de arma de fogo será suspenso. Ele também não poderá usar redes sociais.

Moraes ainda determinou o envio do processo à Polícia Federal (PF) para que, em 30 dias, apresente relatório final da investigação.

O caso

A PF prendeu o influenciador em 22 de julho do ano passado em Belo Horizonte. A medida foi autorizada por Moraes.

Em novembro, o magistrado determinou que os investigadores tomassem o depoimento de todos as pessoas que mantiveram contato com Ivan por WhatsApp, além de identificar os participantes do grupo “Caçadores de ratos do STF”, comunidade que o influenciador fazia parte.

Nas redes sociais, Ivan se intitula “Terapeuta Papo Reto”. Ele mantinha um canal no YouTube, e fazia publicações com ameaças a políticos como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a deputada Gleisi Hoffmann (RS), presidente do PT.

“Eu vou dar um recado para a esquerda brasileira, principalmente pro Lula: o desgraçado põe o pé na rua, que nós vamos te mostrar o que nós vamos fazer com você, seu vagabundo do c***, picareta, filho da p***. Anda com segurança até o talo, que nós da direita vamos começar a caçar você, essa Gleisi Hoffmann, esse Freixo frouxo do c***”, disse, em um dos vídeos.

Ivan também xingou ministros do STF e disse que vai “pendurar” os magistrados de “cabeça para baixo”.

O canal dele não está mais disponível na plataforma.