Comunicado da empresa de telefonia diz que serviços de comunicação e internet foram totalmente interrompidos em razão dos ataques de Israel.
A embaixada brasileira na Palestina foi avisada nesta sexta-feira (27) que a Faixa de Gaza está sem internet, em razão dos ataques de Israel à região. O aviso partiu da empresa de telefonia local, Jawal.
“A nossos respeitáveis cidadãos em nossa amada terra, lamentamos anunciar a completa interrupção de todos os serviços de comunicação e internet na Faixa de Gaza, devido à agressão em curso”, afirmou o comunicado compartilhado pela embaixada brasileira.
Israel anunciou nesta sexta que vai intensificar a operação militar por terra em Gaza. As forças militares israelenses têm bombardeado a Faixa de Gaza desde o dia 8 de outubro, após o grupo terrorista Hamas ter feito ataques e matado civis em território de Israel. O Hamas tem bases em Gaza.
“Os bombardeios intensos nas últimas horas destruíram as últimas rotas internacionais que ligavam Gaza ao mundo exterior, além das rotas previamente destruídas durante a agressão, o que resultou na interrupção de todos os serviços das empresas de telecomunicações na querida Faixa de Gaza”, concluiu a empresa Jawal em seu comunicado.
O embaixador Alessandro Candeas, responsável pelo escritório da representação do Brasil em Ramala, conseguiu comunicação com um dos brasileiros hospedados no sul de Gaza. Segundo o relato, há bombardeios intensos nesta noite, mas os brasileiros estão em segurança.
Os brasileiros em Gaza foram abrigados pela embaixada no sul da região, perto da passagem de Rafah, na fronteira com o Egito.
O plano do governo brasileiro é embarcar os brasileiros em um avião da FAB na cidade egípcia de Arish, a 53 km da fronteira com Gaza. O problema que a passagem ainda não foi aberta para a saída dos brasileiros.
Israel bombardeia Gaza — Foto: Reuters