Cruzeiro do Sul, Acre 23 de novembro de 2024 14:35

Federação tira Mundial de vôlei da Rússia e exclui times, árbitros e atletas de torneios

Federação Internacional anuncia que Rússia, por conta da invasão à Ucrânia, não será mais sede do principal evento do ano e todos os russos e bielorussos foram excluídos dos torneios

O Campeonato Mundial masculino de Vôlei, marcado para agosto/setembro, teve sua sede alterada. Na manhã desta terça-feira, a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) anunciou que, por conta da invasão feita à Ucrânia, a Rússia não será mais sede do evento. A entidade ainda não anunciou onde será realizada a competição.

Além da mudança de sede, a FIVB excluiu as seleções, times, árbitro da Rússia e de Belarus de todas as competições internacionais e continentais da modalidade na quadra, além de todas as atletas na areia e na neve.

A Confederação Europeia de Vôlei (CEV) também seguiu a mesma linha da Federação, excluindo atletas, times e árbitros de todas as competições. Nesse caso, jogadoras russas não poderão defender seus times em competições europeias, mesmo que as equipes não sejam do país.

– Depois da invasão militar da Rússia à Ucrânia, a FIVB permanece seriamente preocupada com a situação e com o povo ucraniano. O Conselho de Administração concluiu que seria impossível se preparar e organizar o Campeonato Mundial masculino na Rússia por conta da guerra. Assim decidiu retirar da Rússia a organização da competição marcada para acontecer em agosto e setembro de 2022. A Federação de Vôlei Russa e o Comitê Organizador foram informados. A FIVB vai procurar uma alternativa para receber a competição para que times, atletas, árbitros e fãs tenham segurança e orgulho de participar em paz deste festival esportivo – disse o comunicado oficial.

Foto: Reuters

O Campeonato Mundial de Vôlei é a competição mais importante da modalidade dentro do ciclo olímpico. É disputado de quatro em quatro anos, sempre dois anos antes das Olimpíadas. É um torneio longo, com quase um mês de duração, em que o país precisa jogar até 13 vezes para ficar com o título. A competição feminina, que será na Holanda e na Polônia, segue marcada.