A caravana organizada pela Igreja Batista Lagoinha, de Niterói, no Rio de Janeiro, chegou ao Aeroporto do Galeão por volta das 15h.
Cem brasileiros que ficaram presos em um hotel na cidade de Jerusalém, em Israel, durante a guerra com o Hamas, desembarcaram nesta quarta-feira (11), no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, na Ilha do Governador, Zona Norte da cidade.
O grupo fazia parte de uma caravana religiosa organizada pela Igreja Batista da Lagoinha, de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Mais de 200 fiéis da igreja foram até o Galeão para receber o grupo.
A excursão dos religiosos pela cidade israelense já estava prevista para terminar na terça, data do voo de volta. Contudo, desde sábado (7), o grupo estava preso em um hotel no centro de Jerusalém por conta das ameaças de ataques e bombardeios.
Brasileiros que estavam em Israel chegam no Rio — Foto: Raoni Alves/g1
A caravana completa contava com 103 pessoas, a grande maioria moradores do Rio de Janeiro. Desse total, 100 retornaram ao país no voo comercial que chegou nesta quarta e três em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) que pousou na cidade pela manhã.
Ao chegarem no Rio, depois de mais de 20 horas de um voo que teve escala em Dubai, os passageiros comemoraram por conseguirem deixar o país em guerra.
O grupo ficou 10 dias em Jerusalém, mas a viagem religiosa foi interrompida no último sábado (7), quando o grupo terrorista Hamas iniciou os ataques contra Israel.
Segundo o pastor André Valadão, o grupo ficou em segurança no hotel durante o período de guerra. Mas o medo era constante.
Na última terça-feira (10), os fiéis deixaram o hotel em Jerusalém, rumo ao Aeroporto Internacional Ben Gurion, na cidade de Tel Aviv, a 65 km de distância. O clima do percurso foi de muita apreensão.
Passado o maior susto, o grupo de cariocas ficou no aeroporto por mais algumas horas até embarcarem no voo EK247 da empresa Emirates, que saiu às 17h55, horário do Brasil.
Mais cariocas resgatados
Mais cedo, às 8h40, os primeiros 40 passageiros vindos em um jato da Força Aérea Brasileira de Israel chegaram ao Rio de Janeiro.
Assim que desembarcaram em um C-99 Condor na Base Aérea do Galeão, eles ajoelharam-se na pista ao lado de uma bandeira do Brasil.
O grupo de cariocas estava no voo que pousou em Brasília na madrugada desta quarta-feira (11).
A previsão é que mais 214 brasileiros, além de um cachorro e três gatos, cheguem em um novo voo de Israel com destino ao Rio de Janeiro, na quinta-feira (12).
Brasileira embarca com cachorro, em Tel Aviv, no segundo voo de repatriação organizado pelo governo — Foto: FAB/Governo Federal/Divulgação
O avião KC-30 (Airbus A330 200), que decolou às 12h30 de Tel Aviv, não fará escala. A previsão é que o voo chegue à Base Aérea do Galeão às 3h de quinta.
A repatriação faz parte da Operação Voltando em Paz, deflagrada pelo governo federal.
Em coletiva de imprensa, o Itamaraty informou que idosos, grávidas e crianças são os três grupos prioritários no processo de repatriação.
Veja, a seguir, os próximos voos programados:
- Quarta-feira (11): avião KC-30, com até 210 passageiros. Faz voo sem escalas e pousa às 23h do mesmo dia no Galeão, no Rio.
- Quinta-feira (12): avião KC-390, com até 60 passageiros. Faz paradas em Lisboa (Portugal), na Ilha do Sal (Cabo Verde) e no Recife, e depois desembarca às 11h de sexta (13) em Guarulhos (SP).
- Sexta-feira (13): avião KC-30, com até 210 passageiros. Faz voo sem escalas e pousa às 23h do mesmo dia no Galeão, no Rio.
- Sábado (14): avião KC-30, com até 210 passageiros. Faz voo sem escalas e pousa às 23h do mesmo dia no Galeão, no Rio.