Cruzeiro do Sul, Acre 26 de novembro de 2024 21:25

Depois dos botos, pirarucus morrem devido à estiagem no Amazonas

Com o baixo nível da água, os peixes podem estar morrendo por falta de oxigênio

Dezenas de peixes, da espécie dos pirarucus, amanheceram mortos dentro da Reserva do Abufaria, em Tapauá, interior do Amazonas, na quarta-feira (05).

O pirarucu é um dos maiores peixes de água doce do planeta e possui uma carne de boa qualidade para consumo. Além de promover benefícios para o ecossistema, fomenta comunidades que vivem da pesca.

De acordo com os pescadores da reserva, a suspeita é que devido ao baixo nível da água, por conta da vazante severa que o Amazonas vem enfrentando, os peixes morreram.

Pirarucus aparecem mortos no AM. — Foto: Divulgação

Os pescadores apontaram que o volume da água estava abaixo do normal para quantidade de peixes do local. Com isso, eles devem ter sufocado sem o oxigênio necessário e morreram.

Não é a primeira vez que animais aquáticos morrem devido a seca do Amazonas, neste ano. Dezenas de peixes morreram em um lago em Autazes devido as altas temperaturas e a vazante.

Foto: Reprodução

Além disso, mais de 100 botos foram achados mortos no Lago Tefé, também por conta da estiagem. Pesquisadores do Grupo de Pesquisas em Mamíferos Aquáticos Amazônicos do Instituto Mamirauá constaram que a temperatura da água chegou a 40ºC no dia de pico de mortes.