Apesar das dificuldades de tráfego na BR-364, a procura por passagem de ônibus entre Cruzeiro do Sul e Rio Branco segue em alta. Mesmo com aumento no preço da passagem de ônibus que saiu de 150 para 188 reais, todos os dias em média 200 pessoas saem de Cruzeiro do Sul com destino à Capital.
Francisco Virgulino, gerente de uma das empresas de ônibus comenta a respeito da grande procura, mesmo com a condição apresentada na BR-364.
“Graças a Deus a procura é muito boa, tendo em vista às péssimas condições da BR-364, mas é um meio de transporte que o pessoal da nossa região procura, que é um transporte seguro e mais confortável. Transportando de Cruzeiro do Sul a Rio Branco, Tarauacá, Sena Madureira em todo o percurso da BR-364” (sic), explicou o gerente de empresa, Francisco Virgulino.
O aumento se deu pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Acre (AGEAC), buscando atender a demanda das empresas que já estavam há 3 anos com o preço defasado. A AGEAC publicou no Diário Oficial do dia 18 de dezembro esse reajuste. Com isso, o referido aumento passou a ser cobrado a partir do dia 1º de fevereiro.
O transporte de táxi também segue com bastante procura. O taxista explica que gasta aproximadamente de 9h de carro até Rio Branco e o valor cobrado por passageiro é de 230 reais.
“O preço hoje está R$ 930 por quatro pessoas, mas a gente vai buscar o passageiro em casa e na volta, da mesmo forma. E se o passageiro precisar parar na estrada, a gente atende ao pedido. O percurso de Cruzeiro do Sul a Rio Branco dura em média 9h de carro. Saindo às 7 da manhã e chegando às 16h da tarde. O trajeto demora por conta da estrada cheia de buracos e precisa ter muito cuidado”, ressaltou o taxista Piquet Santos.