Cruzeiro do Sul, Acre 24 de novembro de 2024 04:34

Unidades de saúde de Cruzeiro do Sul estendem atendimento até às 19h devido aumento de casos de gripe

Ampliação do horário começou no dia 28 de dezembro de 2021 em Cruzeiro do Sul. Quatro unidades atendem até às 19h e as demais das 7h às 17h

Quatro unidades de saúde de Cruzeiro do Sul, interior do Acre, estão atendendo a população com sintomas de gripe até às 19h. Nas demais unidades o horário de atendimento é das 7h às 17h. A prefeitura municipal informou que os horários foram estendidos a partir do dia 28 de dezembro para atender a demanda.

O g1 solicitou os casos de gripe confirmados na cidade e foi informado que a equipe técnica faz o levantamento manualmente porque o sistema está fora do ar.

As unidades que ficam abertas até às 19h são:

  • 25 de agosto;
  • João Alves;
  • Jesuíno Lins;
  • Posto do Aeroporto Velho – horário estendido de terça a sexta.

“Nosso objetivo é facilitar o acesso do público ao atendimento, desafogando a UPA e assim diminuindo as filas e o tempo de espera”, afirmou a secretária municipal de saúde, Valéria Lima.

Outra mudança da gestão foi também colocar dois médicos pelo período da manhã e outros dois à tarde na Unidade Básica de Saúde Francisco Souza dos Santos (UBS), o Posto de Saúde do Agricultor.

Já no período da noite, um profissional fica atendem até às 19h. Segundo a Saúde, são confirmados por dia até 200 casos de gripe na cidade desde o dia 28 de dezembro do ano passado, quando houve a ampliação dos horários.

Aumento na UPA

O surto de gripe influenza atinge o município de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre. Somente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade o número de atendimentos de pessoas com síndrome gripal quase dobrou nos últimos dias.

Conforme a coordenadora regional de Saúde do Juruá, Tatiana Rodrigues, após o dia 20 de dezembro de 2021, a unidade de saúde tem atendido uma média de 250 pacientes por dia e antes disso, o número era de 130 atendimentos diários.

Para atender essa demanda, a unidade precisou dispor de médicos extras e está com três plantonistas durante o dia e três no período noturno. Ainda segundo Tatiana, a maioria dos exames feitos nos pacientes tem dado positivo para H1N1, tanto do tipo A como do tipo B.