Cruzeiro do Sul, Acre 28 de novembro de 2024 18:59

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou intervenção no DF após invasões

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, neste domingo (8), a decretação de intervenção federal no Distrito Federal, em resposta, aos atos de manifestantes que invadiram e depredaram os prédios dos Três Poderes em Brasília nesta tarde.

A ordem vale até 31 de janeiro. De acordo com o decreto, o objetivo é “pôr termo ao grave comprometimento da ordem pública”. O decreto nomeia Ricardo Garcia Cappelli para o cargo de interventor. “O interventor fica subordinado ao Presidente da República e não está sujeito às normas distritais que conflitarem com as medidas necessárias à execução da intervenção”, diz o decreto.

Lula, que está em Araraquara, no interior de São Paulo, para onde foi neste final de semana para acompanhar danos causados pelas chuvas na região, falou a jornalistas nesta tarde depois que manifestantes bolsonaristas avançaram pela Esplanada dos Ministérios e invadiram o Congresso Nacional, em protestos que contestam o resultado das eleições de outubro.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, convocou todos os policiais civis e militares do Distrito Federal. A decisão do governador foi tomada após o presidente decretar intervenção federal no DF.