Após uma crítica que fez o deputado Roberto Duarte sobre a soltura do assaltante preso durante audiência de custódia, após uma perseguição que fez com que a viatura da PM caísse dentro de um córrego – no último domingo (25), a decisão da justiça foi revertida.
O político afirmou que “enquanto o assaltante estava solto, o policial que estava na ocorrência continua internado, com o braço fraturado”.
“Essa é a foto do nosso agente de segurança que se acidentou após prender dois suspeitos no último domingo. Enquanto ele permanece numa cama de hospital, o suspeito preso por ele, foi solto na audiência de custódia em menos de 24h. QUE PAÍS É ESSE ?? Só deixo essa reflexão: esse é o país que queremos? Enquanto os nossos agentes dão quase a vida para segurança do Acre, quem causa isso está solto no outro dia, sem nem pensar no impacto disso na sociedade”, questionou.
A decisão sobre a prisão preventiva do suspeito Rodrigo Mesquita é da desembargadora Denise Bonfim, através de um requerimento feito pelo promotor Bernardo, do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC).
Com a cautelar, o suspeito será encaminhado para o presídio Francisco D’ Oliveira Conde.
Viatura da PM no córrego e a perseguição
Os assaltantes Rodrigo Gomes de Mesquita, 22 anos, e um adolescente de 16 anos foram presos acusados de realizaram roubos em sequência na manhã do último domingo (25), em três endereços na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco. Na perseguição aos bandidos, uma viatura da Polícia Militar do Acre caiu dentro de um córrego.
Segundo informações da polícia, a dupla estava armada e realizou o primeiro roubo na Rua São Pedro, no bairro Bahia Nova. De forma violenta, os bandidos subtraíram o celular de um homem que estava ao lado da própria filha. Na fuga os criminosos ainda atiraram contra populares, mas ninguém foi alvejado.
No segundo roubo, na rua Ary Rodrigues no bairro Aeroporto Velho, também na região da Baixada da Sobral, os criminosos renderam a vítima e roubaram o celular dela, e em seguida fugiram na moto que eles estavam, que é uma Titan, de cor vermelha.
O terceiro roubo ocorreu na rua Rio Grande do Sul, também no bairro Aeroporto Velho, quando a dupla invadiu uma residência e rendeu uma mulher e os netos dela, e subtraíram vários celulares da casa. Após a ação, os bandidos fugiram na motocicleta usada em todos os crimes.
As denúncias chegaram via Copom e as viaturas do 1° Batalhão foram acionadas para começar o patrulhamento pela região. Ainda na Baixada da Sobral, uma guarnição avistou a dupla e começou a perseguição, que foi até a área do bairro Floresta Sul, em uma rua sem saída. Os assaltantes perceberam o fim da rua e reduziram bruscamente, momento em que a viatura ainda chegou a tocar na moto e depois perdeu o controle e caiu dentro do córrego.
Um vídeo gravado por circuito de segurança de uma residência mostra a queda da viatura no córrego e a prisão dos bandidos que ficaram feridos após caírem da moto. Um policial militar acabou quebrando o braço esquerdo.