Para reforçar o policiamento em áreas comerciais, instituições bancárias, praças, parques e outros locais de grande movimentação, a Polícia Militar do Acre (PM-AC) já inicou a Operação Papai Noel. Mais de 70 policiais vão ajudar na segurança dos moradores durante o período de festas do fim de ano em Rio Branco.
A ação segue até o começo de janeiro de 2023. Durante esse período, além do efetivo administrativo, equipes do 1º, 2º e 3º Batalhão, que compõem as unidades operacionais, dos batalhões de Policiamento Ambiental (BPA), de Trânsito (BPTrans) e de Operações Especiais (Bope), além da Patrulha Maria da Penha, estarão em patrulhamento.
A PM-AC destacou que a distribuição do efetivo é feita com base nos indicadores de análise criminal de cada unidade. São as unidades que apontam os locais e horários de maior circulação e aglomeração de veículos e pessoas.
“Também vamos realizar [a operação] saturação com abordagens em vias de grande fluxo, locais de grande movimentação de público e locais de maior incidência de delitos na periferia da capital, as chamadas “zonas quentes”, além de blitz de trânsito e desarmamento, palestras de autoproteção, de trânsito nas escolas e campanhas educativas”, destacou a comandante do Policiamento da Capital e Região Metropolitana (CPCM), tenente coronel Jokebed Taveira.
A polícia acrescentou também que o policiamento foi reforçado em todo o estado. Além disso, a PM afirmou que a ideia da ação é o policiamento comunitário e orientação ao público, principalmente comerciantes e pedestres que podem sofrer algum tipo de violência no fim do ano.