Cruzeiro do Sul, Acre 29 de novembro de 2024 01:47

No Acre, eleitores reclamam de longas filas e demora para votar: ‘Mais de 2 horas, um absurdo’, diz autônoma

Além da mudança no horário de votação do Acre, que nestas Eleições mudou para 6h às 15h, os eleitores reclamam de longas filas e muita demora para votar. Para quem está na fila tanto na capital acreana, Rio Branco, quanto em Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do estado, a reclamação é a mesma: a demora passa de duas horas. Teve gente que até aproveitou para colocar a leitura em dia.

O g1 entrou em contato com o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) e foi informado, por meio assessoria, que o pleito está fluindo conforme o planejado.

“O TRE-AC acredita que a população atendeu ao chamado de ir votar cedo e de não deixar para as últimas horas, porque, como a votação encerra às 15h, o eleitor já quer garantir o seu voto antes disso. Como são cinco votos nas eleições gerais deste ano, é natural que seja um procedimento um pouco mais demorado na urna, então, estamos seguindo conforme o planejado.”

A autônoma Meres de Góis, de 55 anos, disse que está na fila há mais duas horas. Ela contou que nas últimas eleições, em 2018, esperou cerca de 20 minutos para votar. Ela vota na Escola Berta Vieira, no bairro São Francisco, em Rio Branco, um dos locais de votação que apresenta grandes filas.