Cruzeiro do Sul, Acre 28 de novembro de 2024 11:42

Segundo caso suspeito de varíola dos macacos em Cruzeiro do Sul pode ser apenas efeito da ausência de medicamento, diz secretária de saúde

Na última sexta-feira (29), em Cruzeiro do Sul foi notificado mais um caso suspeito de monkeypox, doença conhecida como varíola dos macacos. Trata-se de uma mulher, de 54 anos de idade e nacionalidade francesa.

De acordo com a secretária de saúde do município, Valéria Lima, a suspeita pode ser apenas efeito da ausência de um medicamento que a mulher ingere, que na falta, teria causado o surgimento de manchas e bolhas pelo corpo.

Ainda segundo a secretária de saúde, há alguns fatos em relação a notificação. “A pessoa já tem outro problema de agravo de saúde, e inclusive, do sistema imunológico. Se caso a paciente não tomar a medicação em dias, há aparecimentos de manchas no corpo, de bolhas e feridas. Ela se encontrava pela falta dessa medicação e já estava há seis meses sem tomar”, explicou.

A secretária informou que a paciente chegou a unidade de saúde com o quadro clínico bem debilitado. “Mas, o fato é que ela não tomava seus medicamentos há meses, o que pode ser a principal suspeita do seu estado imunológico. Ela está em isolamento para reestruturar seu quadro clínico”, pontuou.