Ao que parece o Acre vem enfrentando a 4° onda da pandemia de Covid-19, algumas escolas já suspenderam as aulas para evitar a contaminação em massa, é o caso do Colégio Militar Dom Pedro II. De acordo com o Tenente José Correia, vice-diretor da instituição, foram registrados 14 casos entre alunos e professores.
“Tomamos essa medida de está suspendendo as aulas na modalidade presencial, mas continuamos dando toda assistência, cumprindo nosso calendário escolar na forma remota”, explicou. A previsão é de que as aulas retomem já na próxima segunda-feira (11).
Ruth Bernadino, secretária de educação do município, destacou que estão sendo registrados muitos casos de covid entre alunos e funcionários das escolas. Três instituições já suspenderam as suas atividades: Colégio Militar Dom Pedro II, São José e Flodoardo Cabral. “Paralelo a isso nós chamamos hoje uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação para estar passando, reforçando todos os conhecimentos que as escolas devem proceder dentro de seus espaços”, disse.
Sobre os protocolos para cancelamento das aulas, quando há dois ou mais casos na mesma turma, as aulas dessa é suspensa; mais de três casos no tuno, suspende o turno e quando há nos dois turnos as aulas da escola são todas suspensas. Após isso, as instituições solicitam uma limpeza geral e desinfecção. No final da manhã desta sexta-feira mais uma instituição de ensino fechou as portas, após o registro de 3 casos entre os estudantes a escola Brás de Aguiar suspendeu as aulas presenciais.
De acordo com a secretária de saúde, Valéria Lima, a Secretaria está fazendo um trabalho com funcionários e alunos municipais e estaduais. “Passamos os números da baixa vacinal que nós temos de 3° e 4° dose. Os números estão baixos e nós percebermos esses números, estamos informando aos gestores e estamos informando esses dados. Temos um número muito baixo de crianças e adolescentes vacinados”, destacou.