Com iniciativa da Diocese de Cruzeiro do Sul e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), assim como da Universidade Federal do Acre, foi lançado um projeto piloto para recuperação da alfabetização, com o nome ‘Ninguém fica para Trás’.
O programa tem por objetivo principal recuperar o ensino, que ficou defasado durante o período pandêmico, quando os alunos tiveram que se adaptar ao ensino remoto.
“Temos crianças hoje no terceiro e no quarto ano e até no quinto, que não foram alfabetizados. Muitos pais não têm a didática para fazer isso. Outros não têm nem ensino para isso e o objetivo desse projeto é está dando esse reforço para esses alunos”, explicou Joaquim Neto, administrador da diocese em Cruzeiro do Sul.
Nesse primeiro momento, o projeto piloto ‘Ninguém fica para Trás’ atenderá 576 alunos da rede municipal e 72 alunos da rede estadual, totalizando mais de 600 alunos beneficiados.
Anteriormente, a Universidade Federal do Acre (UFAC) implantou o projeto em duas ocasiões, levando reforço ao ensino público da região. Agora, com a parceria com a Diocese, assim como a Semed, o projeto ganha uma dimensão muito maior.