A Universidade de Brasília (UnB) foi classificada por um ranking internacional como a quinta melhor instituição de ensino superior federal do Brasil. Os dados foram apurados pela QS World University Rankings, que reúne mais de 1,4 mil universidades de todo o mundo.
O levantamento elencou as 15 melhores instituições brasileiras. Na avaliação, a UnB empatou na quinta posição com as universidades do Paraná (UFPR), de São Carlos (UFSCAR), de Santa Catarina (UFSC) e de Pernambuco (UFPE).
Na avaliação de universidades públicas e privadas, a UnB ocupa a nona posição. Na classificação mundial, a instituição está na faixa das posições de 801 a 1000 melhores, a mesma colocação dos últimos dois anos.
Neste ano, o QS World teve um aumento de 29,6% em participações de instituições públicas e privadas do Brasil, passando de 27 para 35 instituições avaliadas A plataforma considera seis indicadores para a avaliação de performance da universidade, entre eles, reputação acadêmica, reconhecimento do corpo docente e proporção de citações dos pesquisadores.
Corte orçamentário
No final de maio, o Ministério da Educação (MEC) bloqueou 14,5% da verba de universidades e institutos federais para despesas de custeio e investimento. Ao g1, a reitora da UnB, Márcia Abrahão disse, que o percentual significa um corte de R$ 36,6 milhões no orçamento.
A reitora afirma que o bloqueio da verba vai afetar investimentos e a assistência estudantil. “Ainda não tivemos tempo de fazer todos os cálculos, mas a situação é dramática”, diz Márcia Abrahão.