Cruzeiro do Sul, Acre 27 de novembro de 2024 03:32

Com expectativa de receber mais de 40 mil fiéis, Diocese lança programação do novenário da padroeira de Cruzeiro do Sul

Considerado um dos maiores eventos religiosos do Acre, o novenário de Nossa Senhora da Glória é retomado neste ano, com todas as atividades que eram feitas antes da pandemia de Covid-19. A Diocese de Cruzeiro do Sul, no interior do estado, fez o lançamento da festa religiosa na manhã desta quarta-feira (8).

Com o tema “Nossa Senhora da Glória, Aqui Estão Teus Filhos”, a festa conta com o pré-novenário, com uma carreata no dia 30 de julho. Já a abertura oficial será dia 5 de agosto com hasteamento das bandeiras e encerramento no dia 15 de agosto com procissão. A expectativa é que sejam recebidos mais de 40 mil fiéis na festa de encerramento.

Foto: Reprodução/Rede Amazônica

“É o novenário da retomada do ponto de vista religioso, mas também do ponto de vista social do município de Cruzeiro do Sul e da região. É um momento de agradecimento a Deus por termos superado, apesar do sofrimento de perdas em todos campos, seja humano com econômico”, pontuou o bispo Dom Flávio Giovanale.

Nos últimos dois anos, a tradicional procissão ficou suspensa, e o encerramento da festa ocorreu apenas com carreata, que agora está incorporada nas atividades e será a primeira ação. Além disso, outra novidade a ser incorporada é a corrida que ocorreu em 2019, mas não estava na programação oficial.

“Vamos integrar a carreata, a corrida que já tinha acontecido em 2019, mas não tinha aparecido na programação oficial e está sendo integrada e também a procissão como resposta aos desejos da população, que tem manifestado nos dois novenários presenciais que tinha muita gente, então vamos estender um quilômetro a mais e descer o morro da Glória”, explicou o Bispo.

Veja programação:

  • 30 de Julho – Pré-novenário com um carreata
  • 05 de Agosto – Abertura com hasteamento das bandeiras
  • 14 de Agosto às 6h da manhã – Corrida
  • 15 de Agosto – Missa de encerramento campal, procissão e show de encerramento com Frei Renã Barros.

Nesse período ainda ocorrem as missas como parte da programação.

Colaborou Bruno Vinícius, da Rede Amazônica Acre