Itália e Argentina jogam na próxima quarta-feira, 1º, às 15h45 (de Brasília), a Finalíssima 2022 em Wembley, na Inglaterra. O duelo que coloca em disputa os campeões da Copa América e Eurocopa acontece pela primeira vez desde 1993, em parceria entre Uefa e Conmebol. Confira, abaixo, tudo sobre o clássico internacional.
A Finalíssima
A retomada da Finalíssima, antes chamada de Troféu Artemio Franchi, foi definida após um acordo de aproximação das relações entre Uefa e Conmebol, assinado em 2021. O torneio realiza uma partida única entre o campeão da Copa América e da Eurocopa. As entidades preveem a continuidade do evento.
Quando?
A Finalíssima está marcada para a próxima quarta-feira, 1º, às 15h45 (de Brasília). No horário local (de Londres), a bola rola às 19h45.
Onde?
A Finalíssima 2022 acontece no Wembley, em Londres, na Inglaterra. Os 86.000 ingressos colocados à venda foram esgotados em menos de uma semana. A entrada mais barata custava 25 libras, 150 reais na cotação atual.
Onde assistir?
Itália x Argentina pela Finalíssima poderá ser acompanhado na TV a cabo, pela ESPN. Pela internet, o serviço de streaming Star + transmite o duelo.
Tem troféu?
A Finalíssima conta com troféu. Divulgada pela Uefa, a taça conta com duas figuras que se encontram pelas mãos. A ideia é representar a união das entidades continentais.
Histórico
O encontro entre os campeões continentais da América do Sul e Europa já ocorreu duas vezes. Em 1985, a competição terminou com vitória da França sobre o Uruguai por 2 a 0, no Parque dos Príncipes, em Paris. Após pausa de oito anos na organização, a Argentina venceu a Dinamarca nos pênaltis, em Mar del Plata, em 1993. À época, o troféu era chamado de Artemio Franchi, em homenagem ao dirigente italiano, ex-presidente da Uefa, que morreu em acidente automobilístico em 1983.
🇦🇷🤝🇮🇹🥰#Finalissima pic.twitter.com/QcXP97DfMH
— 🇮🇹 Finalissima: 1.6.22 🇦🇷 (@EURO2024) May 31, 2022
Prováveis escalações:
O jogo vale com um ótimo teste para a Argentina visando a Copa do Catar, enquanto a Itália segue com o orgulho ferido após ficar fora do Mundial pelo segundo ano consecutivo. Os dois times vão com força máxima:
Lionel Scaloni deve escalar a Argentina com: Emiliano Martínez, Foyth, Romero, Otamendi, Tagliafico; De Paulo, Guido Rodríguez, Lo Celso; Messi, Lautaro Martínez e Di María.
Roberto Mancini deve escalar a Itália com: Donnarumma, Di Lorenzo, Bonucci, Chiellini, Emerson; Barella, Jorginho, Verratti, Bernardeschi, Scamacca e Insigne.
Arbitragem:
Conmebol e Uefa divulgaram nesta segunda-feira, 30, a arbitragem da Finalíssima. Confira:
Árbitro principal: Piero Daniel Maza Gómez (Chile)
Assistente 1: Christian Schiemannn (Chile)
Assistente 2: Claudio Ríos (Chile)
Quarto árbitro: Jesús Gil Manzano (Espanha)
VAR: Alejandro Hernández Hernández (Espanha)
AVAR 1: Juan Martinez Muniera (Espanha)
AVAR 2: Tiago Lopes Martins (Portugal)
⚽️ The stunning #Finalissima match ball by @adidasfootball 😍😍😍 pic.twitter.com/BGEAxLpZ3e
— 🇮🇹 Finalissima: 1.6.22 🇦🇷 (@EURO2024) May 31, 2022