Cruzeiro do Sul, Acre 28 de novembro de 2024 18:48

Mapa da época do Brasil Colônia é encontrado durante limpeza de biblioteca atingida pelas chuvas em Petrópolis, no RJ

Um mapa de 1757, época que o Brasil ainda era colônia de Portugal, foi encontrado durante trabalhos de recuperação do acervo da Biblioteca Municipal Gabriela Mistral, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio.

A biblioteca, que é considerada a terceira maior e mais importante do Estado do Rio de Janeiro, com um acervo de 150 mil volumes, teve parte do acervo atingido pelas chuvas do dia 15 de fevereiro.

De acordo com a Prefeitura de Petrópolis, boa parte destas obras não foi atingida, já que ficava nos andares mais altos. No entanto, 8 mil exemplares que ficavam no térreo foram impactados pela inundação, que chegou a 1,60 m de altura.

O documento do século XVIII traz informações sobre as movimentações da Coroa Portuguesa e da Espanha nas chamadas Guerras Guaraníticas, quando povos da etnia Guarani lutaram pelas terras próximas ao Rio Uruguai.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Petrópolis

Além deste documento, mapas e livros históricos para o Brasil, incluindo relações com outros países, também foram redescobertos.

“O acervo da nossa biblioteca é riquíssimo. Após resgatarmos os materiais da inundação no andar térreo, estamos trabalhando na limpeza, conservação curativa e iniciando os trabalhos de restauração. Na reorganização do acervo, acabamos realizando descobertas que estavam fora do catálogo. Em breve, tudo isso estará novamente à disposição do público”, explicou a presidenta do Instituto Municipal de Cultura, Diana Iliescu.

Equipes de colaboradores trabalham para limpar e organizar material resgatado após chuvas.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Petrópolis

“Esse trabalho de resgate começou no dia 19 de fevereiro. É gratificante poder receber a ajuda de colaboradores que entenderam a importância da Biblioteca para a sociedade, e também as instituições parceiras, como Arquivo Nacional, o Museu Imperial, a Fiocruz, o Conselho Regional de Biblioteconomia da 7ª Região e a Aperj (Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro), que estiveram presentes aqui dando apoio e contribuindo com orientações”, disse a gerente da Biblioteca, Lorena de Oliveira Cristiano, lembrando também de doações de instituições e voluntários.

Outras peças descobertas

No trabalho de recuperação também foram encontradas peças como uma coleção de documentos que mostram a disputa entre Portugal e Inglaterra pela Guiana Inglesa e um mapa do Continente Europeu em alemão. As descobertas encantaram o historiador e professor universitário Felipe Monteiro, um dos colaboradores no trabalho de salvamento das obras.

“Soube da enchente e imaginei que o acervo geral tivesse sido atingido. O que me surpreendeu foi o acervo incomum que encontramos aqui para uma biblioteca municipal. Para mim, que sou historiador e já trabalhei com arquivos em vários lugares do país, foi surpreendente e muito gratificante poder salvar essas obras, algumas muito valiosas”, explicou.