No último sábado, Charles Do Bronx fez história ao manter seu reinado em uma incrível vitória sobre Justin Gaethje no UFC 274. Com um mata-leão no primeiro round, ele venceu o combate na categoria dos leves. Mas a polêmica maior aconteceu no dia da pesagem.
Ao não conseguir bater o peso de 70,3kg em duas tentativas, o brasileiro acabou perdendo o cinturão. Em conversa exclusiva com a ESPN, Do Bronx se defendeu e acusou um erro da balança do UFC. Segundo ele, todos os lutadores foram prejudicados. Nesta quarta-feira (11), Marc Ratner, vice-presidente de assuntos regulatórios do UFC, comentou sobre o episódio e abriu brecha para a balança ter ficado descalibrada.
“A balança oficial, que foi a que eles pesaram na sexta-feira com a Comissão do Arizona entre 9 e 11, foi quando essa pesagem aconteceu, 28 dos lutadores fizeram peso”, disse Ratner, à Sirius XM. “Então, estou muito, muito certo de que não havia nada desfavorável nessa escala. Essa escala foi precisa”, disse o dirigente, para completar.
“O que as pessoas estão falando é que há uma balança onde os lutadores podem descer e verificar seu peso. Alguns lutadores queriam mudar a escala de libras para quilogramas, o que você pode fazer. E acho que isso pode ter derrubado – e não temos provas de nada – mas pode ter desregulado a balança prática”, finalizou.
Sobre toda a polêmica, Do Bronx ficou muito irritado. E disparou contra a balança pelo fato de o peso não alterar nem mesmo quando ficou sem roupa.
“Eu tinha batido o peso já, eu fiz sauna, bati manopla, fiz de tudo porque sou o campeão. Me sacrifiquei, só que a balança nem mexia. Eu pesei a primeira vez de cueca, deu um peso. Eu tirei a cueca e deu o mesmo peso. Isso não tem explicação. Mas faz parte”, criticou o brasileiro.