O reinício das obras de duplicação da rodovia AC-405 em Cruzeiro do Sul, que compreende a entrada da rotatória do Bairro da Cohab até Aeroporto do município, recomeçaram com força total nesta segunda -feira (9).
O trecho, de aproximadamente 11 quilômetros e 400 metros, irá receber os serviços de alargamento, acostamento, paisagismo e movimentação de rede elétrica, além da construção de um canteiro central e do afastamento de unidades habitacionais localizadas nas áreas onde serão realizados os trabalhos.
O valor da obra está orçado em R$ 36 milhões de reais. O Consórcio 405, que é o responsável pela obra, irá realizá-la em 3 lotes e compreende a área que liga o Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul ao complexo do Serviço Social do Comércio (Sesc).
A via liga a segunda maior cidade do estado aos municípios de Rodrigues Alves, Mâncio Lima, e a diversos ramais e vilas da região. De acordo com o engenheiro de uma das empresas responsáveis pela obra, Leandro Lima, um dos trechos mais difíceis, esse próximo ao aeroporto, já teve ações essenciais realizadas.
De acordo com o engenheiro responsável, Leandro Lima, no verão passado houve um trabalho na parte de solo, a construção de galerias de concretos e uma regularização de subleitos. O engenheiro declara ainda que, neste verão, estarão trabalhando no trecho da base e sub-base, para que em seguida possa ser incluído o CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), o revestimento asfáltico mais utilizado nas vias urbanas e rodovias brasileiras.
A espessura do CBUQ, que é de 5cm, é somente um acabamento, uma espessura mais fina, e não a estrutura definitiva. A via contará ainda com calçada, meio-fio e canteiro central. As obras estavam previstas para o começo do mês de abril, porém, com o atraso do verão, devem ser retomadas somente em maio.
O engenheiro também alerta os condutores de veículos para não exceder na velocidade e respeitar a sinalização.
A orientação aos motoristas é que tomem cuidado nas transições que existem. Foram colocadas algumas estacas durante o período, está tendo sinalização de todo o trecho. A atenção do condutor é importante, pois algumas vezes as máquimas terão que fazer manobras no pavimento.