Um dia após vencer o América-MG na quarta rodada da fase de grupos da Libertadores, o Atlético-MG foi multado e advertido pela Conmebol por infração no protocolo de início de jogo da partida de estreia, contra o Tolima, em 6 de abril. O Galo terá R$ 40 mil descontados da verba que recebe pelos direitos de transmissão.
A unidade disciplinar apontou que o Atlético infringiu os artigos 5.1.5 e 5.1.5.1 do Manual de Clubes da Copa Libertadores 2022. Neles estão determinados os procedimentos de entrada das duas equipes no campo de partida. Os jogadores precisam adentrar ao gramado de maneira sincronizada.
Na decisão do juiz único da unidade disciplinar da Conmebol, entretanto, não é informado qual foi a infração específica do Atlético. A multa de US$ 8 mil dólares é a mínima para o artigo, mas sofre aumentos se a infração for cometida na fase mata-mata (12 mil dólares, e 15 mil dólares na final).
“As equipes e seus jogadores estão obrigados a respeitar e cumprir estritamente as indicações emanadas ao respeito (do protocolo de início de partida), que serão repassadas na reunião de coordenação das partidas”, diz o manual da Libertadores.
Importante frisar que, contra a decisão de primeira instância, não cabe recurso. É a primeira infração do Atlético na Copa Libertadores. O Galo ainda enfrenta Del Valle e Tolima no Mineirão, para fechar a fase de grupos. Na mesma partida em Ibagué, o Tolima foi igualmente multado, mas em 6 mil dólares, por infração ao artigo 10.2 do Código Disciplinário da Conmebol.
Protocolo oficial do início da partida
“No momento do início do protocolo da partida, muitos dos titulares dos direitos de transmissão já estão com o sinal ao vivo e, portanto, os espectadores já estão recebendo imagens. Por isso, é fundamental que as equipes cumpram os horários estabelecidos na contagem regressiva oficial para cada uma das atividades.
Entre as atividades obrigatórias previstas estão:
- Entrada das equipes em campo com o hino da CONMEBOL;
- Formação das equipes em frente à Tribuna de Honra;
- Hino Nacional (Somente quando exigido pela legislação nacional);
- Saudação das Equipes;
- Foto Oficial das Equipes;
- Apresentação dos árbitros;
- Sorteio de campo;
- Troca de bandeiras entre os capitães”.