Cruzeiro do Sul, Acre 26 de novembro de 2024 05:31

Mais de 80 cirurgias devem ser feitas durante mutirão da Saúde em três cidades do Acre

Mais de 80 cirurgias devem ser feitas durante quatro dias de mutirão da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) na capital, Rio Branco, e em Brasileia e Tarauacá, cidades do interior. Os procedimentos começaram a ser feitos nessa quinta (28) e terminam no domingo (1º).

As ações são parte do cronograma de cirurgias do Projeto Opera Acre. Entre os procedimentos realizados estão:

  • Cirurgias de hérnia;
  • Fimose;
  • Vesícula;
  • Na cabeça;
  • No pescoço.

 

A ideia é reduzir a fila de espera desses tipos de cirurgias na rede pública de saúde. Segundo a Sesacre, cerca de 200 procedimentos já foram realizados.

Em Rio Branco, as cirurgias são feitas na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), em Brasileia no Hospital Regional do Alto Acre, que atende moradores da região do Alto Acre, e em Tarauacá os atendimentos ocorrem no Hospital Dr. Sansão Gomes.

“O mutirão de cirurgias envolve todos, desde à organização do serviço a equipamentos. É válido ressaltar ainda a importância das nossas parcerias e o investimento para a realização do projeto. Por exemplo, neste primeiro trimestre, foram investidos cerca de R$ 3 milhões de reais”, disse chefe da Regulação de Cirurgias, Shirley Nascimento.