Após a divulgação da projeção que aponta a vitória do presidente Emmanuel Macron na eleição francesa, líderes mundiais publicaram mensagens em redes sociais cumprimentando o atual chefe do Executivo pelo resultado. A adversária de Macron, Marine Le Pen, já reconheceu a derrota.
Já era noite pelo horário de Brasília quando o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, publicou em seu Twitter sobre o resultado. “A França é nosso aliado mais antigo e um parceiro fundamental para enfrentar os desafios globais”. “Aguardo com expectativa a nossa estreita cooperação contínua – inclusive no apoio à Ucrânia, na defesa da democracia e no combate às mudanças climáticas”, afirmou.
Congratulations to @EmmanuelMacron on his re-election. France is our oldest ally and a key partner in addressing global challenges. I look forward to our continued close cooperation — including on supporting Ukraine, defending democracy, and countering climate change.
— President Biden (@POTUS) April 24, 2022
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, também parabenizou Macron por sua reeleição, dizendo que o presidente francês é um “verdadeiro amigo”.
“Parabéns ao presidente e um verdadeiro amigo @EmmanuelMacron pela vitória eleitoral”, escreveu Zelensky em sua conta no Twitter na madrugada desta segunda-feira.
“Desejo novos sucessos a Emmanuel Macron em benefício do povo francês. Agradeço o apoio da França e estou convencido: estamos caminhando juntos para novas vitórias comuns! Para uma Europa forte e unida!”
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, parabenizou o atual presidente pela reeleição e disse estar “ansiosa” para continuar a “excelente cooperação” com a França. “Juntos, vamos fazer avançar a França e a Europa”, afirmou.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, enviou os parabéns a Macron por volta das 16h deste domingo (24), pelo horário de Brasília. “A França é um dos nossos aliados mais próximos e importantes. Estou ansioso para continuarmos trabalhando juntos nas questões que mais importam para nossos dois países e para o mundo”, declarou.
Congratulations to @EmmanuelMacron on your re-election as President of France. France is one of our closest and most important allies. I look forward to continuing to work together on the issues which matter most to our two countries and to the world.
🇬🇧🇫🇷
— Boris Johnson (@BorisJohnson) April 24, 2022
Na mensagem em que celebrou a reeleição de Macron, o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, afirmou que “os cidadãos elegeram uma França comprometida com uma União Europeia livre, forte e justa”. Disse ainda que, com o resultado, “ganha a democracia e ganha a Europa”.
Los ciudadanos han elegido una Francia comprometida con una UE libre, fuerte y justa.
Gana la democracia. Gana Europa.
Enhorabuena @EmmanuelMacron. #Presidentielles2022
— Pedro Sánchez (@sanchezcastejon) April 24, 2022
O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, também felicitou Macron pelo Twitter. Ele destacou o fato de Macron ser pró-União Europeia. “Os seus eleitores também enviaram hoje um forte compromisso à Europa. Estou satisfeito por continuarmos a nossa boa cooperação!”, escreveu.
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, publicou no Twitter uma foto em que aparece ao lado do presidente francês e disse que está “ansioso” para continuar o trabalho conjunto com Macron “nas questões que mais importam para as pessoas no Canadá e na França – da defesa da democracia ao combate às mudanças climáticas e à criação de bons empregos e crescimento econômico para a classe média”.
Congratulations, @EmmanuelMacron. Looking forward to continuing our work together on the issues that matter most to people in Canada and France – from defending democracy, to fighting climate change, to creating good jobs and economic growth for the middle class. pic.twitter.com/RHTBH4dn19
— Justin Trudeau (@JustinTrudeau) April 24, 2022