O Vaticano tem um novo líder: o cardeal Robert Francis Prevost, natural de Chicago, foi eleito nesta quinta-feira (8) como o novo papa da Igreja Católica. Aos 69 anos, ele escolheu o nome Leão XIV e entra para a história como o primeiro papa americano a assumir o cargo mais alto da Igreja.
A eleição foi concluída no segundo dia de conclave, após pelo menos uma rodada de votação à tarde. A tradicional fumaça branca saiu da Capela Sistina por volta das 17h no horário local, seguida pelos sinos da Basílica de São Pedro e pela declaração oficial do cardeal protodiácono: “Habemus Papam!”
Prevost construiu uma carreira marcada por presença internacional. Além de seu trabalho nos Estados Unidos, atuou como missionário no Peru durante os anos 1980 e, mais recentemente, chefiava o Dicastério para os Bispos, órgão do Vaticano responsável por nomeações episcopais em todo o mundo.
A escolha de um papa dos EUA quebra uma tradição histórica e marca uma nova fase na liderança da Igreja, com foco em aproximação pastoral, diálogo social e valorização da experiência global.
Leão XIV apareceu na sacada da Basílica para sua primeira bênção diante de uma Praça de São Pedro lotada e emocionada. Sua primeira missa como papa deve ocorrer nos próximos dias.
Veja o vídeo: