Cruzeiro do Sul, Acre 7 de maio de 2025 13:24

Polícia Federal cumpre novas diligências em Guajará, no Amazonas

Depois de pouco mais de um mês da Operação Embarque Fantasma, em Guajará, no Amazonas, a Polícia Federal voltou à cidade nesta segunda-feira, 5, e desta vez, foi na Câmara Municipal.

Não há informações oficiais sobre documentos entregues ou itens levados do local. Até o momento, nem a PF, nem a mesa diretora da Câmara Municipal se pronunciaram sobre a ação. Guajará, no Amazonas, fica distante 16 quilômetros de Cruzeiro do Sul, no Acre.

Guajará emitiu mais passagens do que Manaus

No último dia 1° de abril, a PF desencadeou em guajará a Operação Embarque Fantasma, que investiga o desvio de verbas públicas, provavelmente concretizado por meio do pagamento, pelo município, de passagens aéreas que nunca teriam sido emitidas. Foram alvos da operação uma secretária municipal de Guajará e um empresário do ramo de turismo com empresas no Acre e Amazonas.

Entre 2017 e 2021, a empresa, segundo a Polícia Federal, emitiu, junto com o município amazonense, mais passagens aéreas do que a capital, Manaus, mesmo tendo uma população cento e trinta e uma vezes menor.

Não se sabe se a ida da PF ao município tem ligação, ou é umdesdobramento da operação que investiga o pagamento das passagens aéreas.