Desde a retomada do Programa Luz para Todos (LPT) em agosto de 2023, o Acre foi o terceiro estado brasileiro com maior número de indígenas beneficiados pela iniciativa, ficando atrás apenas de Mato Grosso e Roraima. De acordo com dados do Ministério de Minas e Energia (MME), 4.656 indígenas acreanos passaram a ter acesso à energia elétrica, por meio da instalação de sistemas solares fotovoltaicos e da extensão da rede de distribuição.
No estado, 95 comunidades indígenas foram atendidas, a maior parte delas em áreas remotas onde não era viável levar a rede convencional. Com a chegada da energia limpa e renovável, aldeias passaram a contar com serviços básicos como iluminação em escolas e unidades de saúde, conservação de alimentos e acesso à internet, o que contribui para a melhoria da qualidade de vida e da autonomia das comunidades.
O Programa Luz para Todos é coordenado pelo MME e é considerado a maior política de combate à pobreza energética do país. Desde a sua retomada, já beneficiou cerca de 30 mil indígenas em oito estados, com destaque para o Mato Grosso (8.800 indígenas atendidos), Roraima (7.460) e Acre.
Além do Acre, outros estados da Amazônia Legal como Rondônia (4.264 indígenas) e Amazonas (1.092) também foram contemplados.
Capa: Tauan Alencar/MME